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A Escola Superior de Educação de Fafe corporiza um projecto de Ensino Superior especialmente vocacionado para a formação de profissionais dos diferentes níveis do sistema de ensino.

Alicerçados numa experiência de mais de 20 anos, perseguimos o objectivo de ser, no prazo de uma década, uma Escola Europeia de referência na formação inicial e pós-graduada de docentes, pela inovação metodológica e pela investigação aplicada.

O sítio da ESEF - porta de entrada sempre aberta para a nossa Escola - pretende reflectir nas suas cores e formas a disponibilidade, a juventude e a audácia que caracterizam o nosso corpo docente e os nossos alunos no momento em que aceitamos os desafios de estudar e de trabalhar, de competir, num espaço de Ensino de dimensão Europeia.

Despeço-me com um convite para que participe da construção deste espaço - através de comentários, sugestões, ou, simplesmente, fruindo dele - e para que, de acordo com os seus interesses, partilhe da nossa tarefa de construção de um ensino superior para o Século XXI.


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Mestrado em Educação: Creche

As candidaturas podem ser realizadas online, através do AGE, nos serviços académicos do IESF ou através da coordenação de curso:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

O IESF terá o privilégio de ser a primeira instituição de Ensino Superior Portuguesa a oferecer um Mestrado em Creche. O Curso de Mestrado em Educação: Creche do IESF, aposta pessoal da Presidente do Instituto, Doutora Dulce Noronha, mereceu da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3es) a certificação de excelência pedagógica e científica através da acreditação máxima de 6 anos (Registo NCE/16/00148).

A primeira edição do mestrado terá início no próximo mês de setembro e responde a necessidades identificadas no mercado de trabalho ao nível das instituições empregadoras e dos próprios profissionais que desenvolvem a sua atividade profissional com crianças dos 0 aos três anos, incluindo educadores de infância, psicólogos, educadores sociais ou profissionais na área da saúde. Este inovador Mestrado representa um ambicioso primeiro passo do ensino Superior e da tutela para o posicionamento da Creche no sistema educativo e da valorização da especificidade na formação dos profissionais da Creche.

Objetivos gerais:

  • Redefinir a Creche, social e culturalmente, a partir Direito à infância da Criança Competente;
  • Fomentar o conhecimento científico sobre o desenvolvimento e autonomia da aprendizagem da Criança dos 0 aos 3;
  • Apresentar o conhecimento científico das neurociências como a nova ciência potenciadora de um novo construto profissional, reorganizador das práticas em Creche;
  • Estimular a construção e desenvolvimento de resposta de atendimento e bem-estar através de um cuidar pedagógico da Infância;
  • Incentivar reflexões pedagógicas para um contexto educativo de creche enquanto Lugar de infância;
  • Impulsionar a reflexividade ética e cívica do Estatuto na profissionalidade do Educador em Creche;
  • Habilitar profissionais cuja formação multidimensional do Educador de Creche assenta em três paradigmas do trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos: o Assistencialista, o Educativo e o Interventivo;.

 

Objetivos de Aprendizagem:

 

  1.  Adquirir competências, conhecimentos e atitudes altamente especializadas das múltiplas dimensões do Educador de Creche: ser/saber/fazer/e estar com;
  2. Refletir sobre a dimensão ética e cívica da sua profissionalidade, no sentido de adequar a sua prática;
  3. Mobilizar conhecimentos, atitudes e competências no âmbito das metodologias específicas à intervenção educativa em Creche;
  4. Adquirir uma prática profissional no cuidar pedagógico de qualidade com elevado nível científico e multidisciplinar;
  5. Desenvolver competência educativa de atuação numa perspetiva potenciadora e respeitadora dos ritmos da infância;
  6. Integrar conhecimentos e competências que respondam à criança, numa abordagem interventiva, com base diagnóstica, que vise o sucesso de vida da criança;
  7. Incentivar reflexões pedagógicas, no planear, agir, avaliar e intervir, em contexto educativo de creche enquanto lugar de infância;
  8. Apreender, de modo holístico e ecológico, a relevância das parcerias com a família/sociedade, em transformação, do construto do direito à infância da criança competente;
  9. Incrementar o conhecimento sobre a estrutura, a função e desenvolvimento cerebral, a plasticidade do cérebro e seus meios de estimulação, na poda sináptica, na primeira infância;
  10. Evidenciar competências de investigação e reflexão com vista à concetualização de projetos de ação, investigação, inovação científica e pedagógica na área da formação para a intervenção e construção de conhecimento;
  11. Pragmatizar planos de ação que facilitem a adaptação ao contexto de creche e transição harmoniosa no pré-escolar. 

 


  • De dois tipos: prática da atividade educativa em creche, se realizar o estágio; exercício de outras funções educativas em creche e investigação na área, pela elaboração de uma dissertação e respetiva defesa pública.
     

Condições de ingresso:

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação: Creche os candidatos que reúnam as seguintes condições estabelecidas pelo artigo 17º do Decreto-Lei n.º115/2013 de 7 de agosto. Acrescido de um regulamento que define as condições específicas criado pelo órgão legal e estatutariamente competente da ESEF, de acordo com o artigo 26º do Decreto-Lei supra referido.

 

Edital de abertura:


 

Destinatários: 

- Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (pré-Bolonha);

- Licenciados em Educação Básica;

- Licenciados em Serviço Social

- Educadores Sociais e Assistentes Sociais;

- Enfermeiros e Terapeutas (diversas áreas);

- Psicólogos e Psicomotricistas.

 

Horário: O curso funciona em regime Pós-Laboral

 

Candidatura Online

Plano de Estudos

1º SEMESTRE – 1º Ano

Unidade Curricular

Duração

Horas Trabalho

Horas Contacto

ECTS

Docente 

Neurociência e Ética

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Vitorino Costa

Epistemologia e Investigação em Educação

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Rosa Martins (48h)

João Pascoinho (47)

Perfil do Educador em Creche e Desenvolvimento Profissional 

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Dulce Noronha

Atividade Lúdica na Aprendizagem da Literacia e Numeracia

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Paula Maia

Opção 1

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6 a)

César Freitas

2º SEMESTRE – 1º Ano

Unidade Curricular

Duração

Horas Trabalho

Horas Contacto

ECTS

Docente

Neuroanatomia 

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Enrique Justo

Metodologias e Desenvolvimento Curricular em Creche

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Dulce Noronha (48h)

Cristina Mateus (47h)

Despistagem de Problemas de Desenvolvimento 

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 18

6

Sónia Ruão 

Potenciação e Avaliação do Desenvolvimento e Aprendizagem

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Paula Maia

Doenças da 1ª Infância, Nutrição, Higiene e Sono  

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Maria Assunção Nogueira

1º SEMESTRE - 2.º Ano

Psicofisiologia 

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Enrique Justo

Parentalidade e Agentes Educativos

1.º Semestre

125

TP 57/ OT 19

5

Cristina Machado

Educação da Autorregulação e Autonomia

1.º Semestre

125

TP 57/ OT 19

5

Vitorino Costa

Qualidade Educativa em Creche

1.º Semestre

125

TP 57/ OT 19

5

Dulce Noronha

Didática para as Vivências Sensoriais: curiosidade e significância

1.º Semestre

125

TP 57/OT 19

5

Cristina Mateus 

Parcerias e Trabalho

1.º Semestre

100

TP 38/ OT 19

4

Silvia Azevedo

2º SEMESTRE – 2.º Ano

Estágio ou Dissertação

2.º Semestre

750

OT 19

30

Dulce Noronha

Cristina Mateus

Unidades Curriculares Optativas - OPÇÃO I

Literatura Infantil e Atividades Lúdicas

1.º Ano / 1.º Semestre

150

 

TP 76/ OT 19

6

César Freitas

Comunicação e Linguagem Oral na Creche

1.º Ano / 1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

César Freitas

 

 

Mais informações através de Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Coordenadora de Curso

Coordenadora de Curso: Professora Doutora Dulce Noronha e Sousa ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ); tlm.: 966148705

 

 


 

O presente ciclo de estudos tem como principal objetivo a formação avançada e diferenciadora, de recursos com competências técnicas, organizacionais e comportamentais, nas mais diversas áreas da gestão. 

 

Educação da Primeira Infância em Contexto de Creche

Com o curso de Pós-graduação em Educação da Primeira Infância em Contexto de Creche, pretende-se desenvolver, junto de Educadores de Infância e outros agentes implicados na educação, competências conhecimentos científicos, pedagógicos, técnicos e capacidades de análise crítica, de inovação e investigação no domínio específico da Creche.

Destinatários:

  • Licenciaturas de Bolonha: Básica, Social
  • Licenciados em: educadores pré-escolar e professores do ensino Básico
  • Educadores sociais, assistentes sociais e serviço social
  • Enfermeiros e terapeutas
  • Psicólogos e psicomotricistas

Plano de Estudos: aqui  

Duração: 2 Semestres

ECTS: 60

Horas Totais:

Modelo formação:

Propinas: Valor da propina mensal é de 125 Euros * 12 meses.

Grau de estudos: Pós-Graduação


Documentação: Boletim de Candidatura fornecido pelos Serviços da ESEF e devidamente preenchido; Curriculum Vitae (c.f modelo europeu); Certificado de Habilitações; Declaração do Tempo de Serviço Docente; Certificados de Acções de Formação; 1 foto tipo passe.

Candidatura Online

Coordenação do curso:

Dulce Noronha

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Telemóvel: 966 148 705

Cristina Mateus

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Íris Oliveira

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Telefone: 253 509 000 Extensão: 305

1- Fornecer conhecimentos interdisciplinares de educação, psicologia, biologia e neurociências que pretendem aperfeiçoar as melhores formas a promover o processo do desenvolvimento global da criança. 

2- Conhecer teoricamente as  Metodologias  atuais de intervenção educativa para crianças dos 0 aos 3 anos, agentes educativos e família. 

3-Incrementar competências técnicas e conhecimentos atuais, para uma eficaz reflexão e  atuação educativa no âmbito da identificação, compreensão e criação de estratégias que estimulem os processos cognitivos, socio-emocionais e psicomotores que venham a  potencializem formas de aprendizagem . 

4- Potenciar capacidade de análise, inovação e investigação em Creche.        

 

Candidatura ONLINE

 

BOLETIM DE APRESENTAÇÃO

A competência da gestão dos determinantes da saúde é hoje um aspeto central da estratégia de capacitação das populações, com vista à melhoria dos estilos de vida das mesmas. Todavia, o contexto de profunda inovação e exigência colocada aos profissionais da prescrição do exercício, obrigam a que o desafio da evolução profissional e científica passe por serem capazes de se atualizarem ao nível dos conhecimentos, numa perspetiva sistémica abordada em diferentes níveis de complexidade, por forma a permitir pôr em prática novos e inovadores métodos de intervenção.

Por conseguinte, o propósito da presente especialização, visa:

- contribuir para a atualização técnica e científica sobre os contributos e importância dos diferentes métodos, técnicas, tipos e modos de exercício físico para a proteção da saúde, e sobre a gestão de outros determinantes da saúde no ciclo vital;

- dar resposta à taxa de empregabilidade neste tipo de atividade;

- desenvolver competências ao nível da conceção, avaliação e programação do exercício físico e prevenção de disfunções bio-psico-sociais no ciclo vital;

- desenvolver competências na utilização de técnicas de modificação do comportamento aplicadas ao perfil de fatores de risco para a saúde em cada fase do ciclo vital.

PERFIL DE SAÍDA

O perfil de saída está subordinado à aquisição de competências fundamentais nas áreas prioritárias de intervenção:

  • Avaliação, conceção e programação de programas adaptados de exercício físico;

  • Administração, dinamização e gestão de instalações com base nos sistemas de certificação e reconhecimento da qualidade e excelência;

  • Métodos avançados de avaliação e prescrição no domínio cardiorrespiratório, neuromuscular e funcional para populações especiais.


DESTINATÁRIOS

Podem candidatar-se ao curso pós-graduado:

i) titulares do grau de licenciado ou seu equivalente legal;

ii) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este processo;

iii) titulares de grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo Conselho Científico da ESEF como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

iv) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo Conselho Científico da ESEF como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.


EDITAL


PLANO DE ESTUDOS

É possível, a frequência avulsa de unidades curriculares do plano de estudos


DURAÇÃO: 1 semestre letivo

Horas Totais: 750 horas

Modelo formação: à distância (B-Learning)

Horas de contacto (presenciais): 180

Horas de formação à distância: 120


NÚMERO DE CRÉDITOS (ECTS): 30


CONCESSÃO DO DIPLOMA

É condição necessária para a concessão do diploma a aprovação em todas Unidades Curriculares do plano de estudos.


GRAU DE ESTUDOS: Pós-Graduação

Formação de nível superior, não conferente de grau académico, mas cuja finalização conduz à atribuição de um diploma, conferindo ECTS.


QUALIFICAÇÃO ATRIBUÍDA: Diploma/Certificado


ACESSO A OUTROS CICLOS DE ESTUDOS

Este curso não conferente de grau, permite o prosseguimento de estudos pós-graduados, de acordo com o diagrama do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (www.naricportugal.pt/NARIC).


ÁREA CIENTÍFICA: Exercício e Saúde


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Pós-Laboral: a combinar com os alunos matriculados.


DIRETOR

Prof. Doutor António Manuel Malvas Reis

ESEF – Escola Superior de Educação de Fafe

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LOCAL DE FUNCIONAMENTO E INFORMAÇÕES ADICIONAIS


IESF, Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Lda

Rua Universitária - Medelo, Apartado 178

4824-909 Fafe

Tel. (+351) 253 509 000

Fax. (+351) 253 509 001

Candidatura ONLINE

   

Candidatura ONLINE

 

BOLETIM DE APRESENTAÇÃO

Os processos de transformação por que têm passado os países europeus parece ter um denominador comum que é o acentuar do processo de envelhecimento das suas populações, notando-se uma cada vez maior percentagem da população de uma cada vez maior idade. Esta realidade exige uma nova dinâmica no sentido de se proceder a alterações substanciais nos paradigmas sociais vigentes. Assim, quando se coloca a questão do envelhecimento importa que o processo se faça numa perspetiva ecológica, visando o indivíduo no seu contexto bio-psico-social e as suas capacidades adaptativas. Neste sentido, e dado que a qualidade de vida está intimamente associada a um bom desempenho motor, a prática regular e sistemática de exercício físico torna-se fundamental, uma vez que atua como meio determinante para a autonomia dos sujeitos. Por conseguinte, importa que os profissionais do exercício que trabalham com esta população em concreto possuam competências técnicas e científicas que lhes permitam convenientemente ajustar os programas de exercício às condições específicas de prática desta população, por forma a contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos e das suas famílias.

Face ao anteriormente exposto, o propósito da presente especialização, visa:

- Contribuir para a atualização técnica e científica sobre os contributos e importância dos diferentes métodos, técnicas, tipos e modos de exercício físico para a proteção da saúde, e sobre a gestão de outros determinantes da saúde na fase da velhice;

- Desenvolver competências ao nível da conceção, avaliação e programação do exercício físico e prevenção de disfunções bio-psico-sociais na fase da velhice;

- Desenvolver competências na utilização de técnicas de modificação do comportamento aplicadas ao perfil de fatores de risco para a saúde na velhice.

PERFIL DE SAÍDA

O perfil de saída está subordinado à aquisição de competências fundamentais nas áreas prioritárias de intervenção:

  • Avaliação, conceção e programação de programas adaptados de exercício físico para idosos;
  • Administração, dinamização e gestão de instalações com base nos sistemas de certificação e reconhecimento da qualidade e excelência;
  • Métodos avançados de avaliação e prescrição no domínio morfo-funcional com base nas características bio-psico-sociais desta fase do ciclo vital;
  • Desenvolvimento de programas de reconstituição de capital social (Empowerment) nas várias vertentes de apoio ao idoso (promoção da saúde, prevenção da doença, promoção da vida ATIVA e do lazer).

DESTINATÁRIOS

Podem candidatar-se ao curso pós-graduado:

i) titulares do grau de licenciado ou seu equivalente legal;

ii) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este processo;

iii) titulares de grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo Conselho Científico da ESEF como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

iv) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo Conselho Científico da ESEF como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.


EDITAL


PLANO DE ESTUDOS

É possível, a frequência avulsa de unidades curriculares do plano de estudos


DURAÇÃO: 1 semestre letivo

Horas Totais: 750 horas

Modelo formação: à distância (B-Learning)

Horas de contacto (presenciais): 180

Horas de formação à distância: 120


NÚMERO DE CRÉDITOS (ECTS): 30

 

CONCESSÃO DO DIPLOMA

É condição necessária para a concessão do diploma a aprovação em todas Unidades Curriculares do plano de estudos.


GRAU DE ESTUDOS: Pós-Graduação

Formação de nível superior, não conferente de grau académico, mas cuja finalização conduz à atribuição de um diploma, conferindo ECTS.


QUALIFICAÇÃO ATRIBUÍDA: Diploma/Certificado


ACESSO A OUTROS CICLOS DE ESTUDOS

Este curso não conferente de grau, permite o prosseguimento de estudos pós-graduados, de acordo com o diagrama do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (www.naricportugal.pt/NARIC).


ÁREA CIENTÍFICA: Exercício e Saúde, e Gerontologia


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Pós-Laboral: a combinar com os alunos matriculados.


DIRETOR

Prof. Doutor António Manuel Malvas Reis

ESEF – Escola Superior de Educação de Fafe

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LOCAL DE FUNCIONAMENTO E INFORMAÇÕES ADICIONAIS


IESF, Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Lda

Rua Universitária - Medelo, Apartado 178

4824-909 Fafe

Tel. (+351) 253 509 000

Fax. (+351) 253 509 001

Candidatura ONLINE

 

Candidatura ONLINE

 

BOLETIM DE APRESENTAÇÃO

As instituições que se dedicam ao mercado laboral das atividades físicas e desportivas, pressionadas pelos paradigmas comerciais da sociedade atual, vêem-se confrontadas com o desafio de terem de contratar profissionais com as competências necessárias à geração de valor num mercado cada vez mais ágil e competitivo. Assim, estas procuram sobretudo profissionais versáteis com qualidade e capacidade de diferenciação.

Por conseguinte, o propósito da criação da presente especialização visa:

- contribuir para a diferenciação técnica e científica na área da intervenção em equipamentos e serviços relacionados com a atividade aquática;

- melhoria da oferta qualificada e especializada na área das atividades aquáticas;

- dar resposta à taxa de empregabilidade neste tipo de atividade;

- para fazer face à proliferação de programas e de infraestruturas na área das atividades aquáticas;

- reduzir as assimetrias regionais em termos formativos;

PERFIL DE SAÍDA

O perfil de saída está subordinado à aquisição de competências fundamentais nas áreas prioritárias de intervenção:

  • Gestão pedagógica e didática das atividades aquáticas (desportivas; formativas e utilitárias; manutenção, lazer e recreio; populações especiais e adaptadas);
  • Administração, dinamização e gestão de instalações aquáticas com base nos sistemas de certificação e reconhecimento da qualidade e excelência;
  • Manutenção de piscinas (sistema de medição e monitorização de indicadores de gestão): i) sistemas de tratamento e transporte de ar e água; ii) sistemas de desinfeção, aquecimento e isolamento; iii) avaliação de riscos, prevenção, segurança, acessibilidade, monitorização e controlo.

DESTINATÁRIOS

Podem candidatar-se ao curso pós-graduado:

i) titulares do grau de licenciado ou seu equivalente legal;

ii) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este processo;

iii) titulares de grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo Conselho Científico da ESEF como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

iv) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo Conselho Científico da ESEF como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.


EDITAL


PLANO DE ESTUDOS

É possível, a frequência avulsa de unidades curriculares do plano de estudos

DURAÇÃO: 1 semestre letivo

Horas Totais: 750 horas

Modelo formação: à distância (B-Learning)

Horas de contacto (presenciais): 180

Horas de formação à distância: 120

NÚMERO DE CRÉDITOS (ECTS): 30

 

CONCESSÃO DO DIPLOMA

É condição necessária para a concessão do diploma a aprovação em todas Unidades Curriculares do plano de estudos.

 

GRAU DE ESTUDOS: Pós-Graduação

Formação de nível superior, não conferente de grau académico, mas cuja finalização conduz à atribuição de um diploma, conferindo ECTS.

 

QUALIFICAÇÃO ATRIBUÍDA: Diploma/Certificado

 

ACESSO A OUTROS CICLOS DE ESTUDOS

Este curso não conferente de grau, permite o prosseguimento de estudos pós-graduados, de acordo com o diagrama do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (www.naricportugal.pt/NARIC).

ÁREA CIENTÍFICA: Ciências do Desporto e Gestão Desportiva

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Pós-Laboral: a combinar com os alunos matriculados.

DIRETOR

Prof. Doutor António Manuel Malvas Reis

ESEF – Escola Superior de Educação de Fafe

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar / Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


LOCAL DE FUNCIONAMENTO E INFORMAÇÕES ADICIONAIS


IESF, Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Lda

Rua Universitária - Medelo, Apartado 178

4824-909 Fafe

Tel. (+351) 253 509 000

Fax. (+351) 253 509 001

Candidatura ONLINE

   

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