Português (pt-PT)English (United Kingdom)

Seminário de Educação Social

Social_FavionA 30 de novembro de 2020, pelas 09h, no IESF decorrerá o Seminário de Educação Social subordinado ao tema «Sociedade educadora: Responsabilidades Partilhadas».

O seminário tem como principal objetivo promover momentos de reflexão para uma melhor intervenção socioeducativa na nossa região contando como oradores a Prof. Doutora Isabel Baptista, Dr. Tiago Borges, Dr. Frederico Xavier, Dr.ª Cristina Leite, Dr.ª Ana Cristina.

Consulte o Programa Provisório do seminário.

Faça a sua inscrição no evento aqui.

Consulte as notas biográficas da comissão científica:


Aldina Sofia Oliveira da Silva, Licenciou-se em Educação Física e Desporto em 2002, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Especializou-se em 2008 em Didáticas Especiais - Educação Física na Facultade de Ciências da Educación e do Deporte da Universidade de Vigo. Em 2005 efetuou o Mestrado na especialidade de Treino de Alto Rendimento - andebol, e em 2016 concluiu o Doutoramento na especialidade de Treino Desportivo, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Professora e Coordenadora da licenciatura de Desporto, na Escola Superior de Educação de Fafe.

Ana Camões – Doutorada e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, especialidade em Pedagogia Social. Pós graduada em Direito das Crianças e dos Jovens em Perigo, bem como na área da Organização e Gestão da Formação. Formadora certificada, Mediadora de Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e formadora acreditada pelo Conselho Cientifico-pedagógico da Formação Contínua. Investigadora no Centro de Estudos de Desenvolvimento Humano (CEDH) da Universidade Católica Portuguesa e colaboradora no «Observatório da Intervenção Socioeducativa para os Direitos Humanos Aplicados» (OBIS-DH) da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Coordenadora e professora da licenciatura de Educação Social, na Escola Superior de Educação de Fafe. Autora do livro “Trajetórias de Vulnerabilidade - Perceção subjetiva e objetiva da condição do Novo Pobre” e de diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Cândido Gomes - Doutor em Educação pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, é assessor legislativo reformado de educação do Senado Federal. Autor de mais de 300 publicações académicas, fundou a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, dedicando-se atualmente ao Instituto de Estudos Superiores de Fafe como Professor Catedrático.

César Freitas - Doutorado em Literaturas e Culturas Românicas - Especialidade de Literatura Portuguesa. Investigador integrado do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» – Linha de investigação: «Sociabilidades, Práticas e Formas do Sentimento Religioso». Professor e Diretor da Escola Superior de Educação de Fafe.

Cristina Costa-Lobo - Pós doutorada em Educação. Doutorada, mestre e licenciada em Psicologia. Investigadora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Membro efetivo do Conselho Científico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Professora coordenadora e Diretora de Inovação Educacional do Instituto de Estudos Superiores de Fafe, em regime de tempo integral com dedicação exclusiva.

Maria Cristina Neves Machado - Doutorada em Educação Especial pela Universidade do Minho. Mestre em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Pós Graduada em Ciências do Comportamento Desviante pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Professora e coordenadora do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor no Instituto de Estudos Superiores de Fafe.

Cristina Cruz Mateus - Doutorada em Educação, com especialização em Desenvolvimento Humano, pela Universidade de Santiago de Compostela. Professora Adjunta e Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB, no IESF. Inicia o seu percurso profissional como Educadora de Infância, passando depois para o ensino superior, onde supervisiona estágios e leciona na área da educação, há mais de 15 anos. Na investigação, debruça-se sobre a criança, o educador e a educação de infância estudando estes conceitos no que diz respeito ao seu enquadramento socio-epistemológico e na sua dimensão mais personalizadora.

Dulce Noronha e Sousa - Doutorada em Educação, possui também Doutoramento Europeu em Tecnologia Educativa e Doutoramento Honoris-Causa, Universidade UDABOL da Bolívia. Mestre em Educação, Tecnologia Educativa e licenciada em Educação, Supervisão e Orientação. Professora Coordenadora- docência (1986- 2019). Diretora da Escola Superior de Educação de Fafe (1994-98). Diretora da Escola Superior de Tecnologia de Fafe (2011). Presidente do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (1994-2018). Sócia Gerente do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (1988- atualidade). CEO Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda.
Desde 2018- atualidade, investigadora do CEPESE.

:

Olívia de Carvalho - Doutorada em Psicologia, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Pós graduada em Supervisão de Estudos de Caso em Contextos de Risco e Sofrimento Psicológico e Sócio Educacional (Crianças e Jovens) e em Direito das Crianças. Membro efetivo do Conselho Científico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Co-Coordenadora dos Cursos de Formação Aplicada Direitos da Criança e Responsabilidades Parentais (1ª, 2ª, 3ºEdições) e do Curso de Pós-graduação Coaching e Mentoring (1ª, 2ª, 3ª e 4ª Eds.) da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Porto. Autora dos livros “De pequenino se Torce o Destino” e “Escola inclusiva, da utopia à realidade”, possui dezenas de publicações em Congressos e Revistas Científicas. Professora no Instituto Superior de Educação de Fafe.

Rosa Martins - Doutorada e mestre em didática e organização escolar pela Universidade de Santiago de Compostela. Licenciada em professores do ensino básico variante educação visual e tecnológica. Especializada em Educação Especial domínio cognitivo motor. Coordenadora da licenciatura de Educação Básica, na Escola Superior de Educação de Fafe. Membro da coordenação do Tesp em Acompanhamento de Crianças e Jovens. Membro de Investigação do CEPESE. professora adjunta da Escola Superior de Educação de Fafe

Susana Oliveira e Sá – PhD em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, especialidade em Desenvolvimento Curricular, Investigadora do CeiED. É Professora Auxiliar Convidada na Universidade Lusófona do Porto. Atua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Investigadora no Projeto “Foresting and assessing students Creative and critical thinking skills in higher education and teacher education - OCDE-CERI”. Interesses de investigação em Práticas Pedagógicas (Metodologias Ativas) no Ensino Superior e Metodologias de Investigação.

joomla template