Português (pt-PT)English (United Kingdom)

A licenciatura em Contabilidade é uma formação integrada no contexto que é caracterizado por constantes alterações. Por isso, a aprendizagem é transversal e exige qualidade na formação. Esta licenciatura dota os alunos de um quadro teórico de conhecimentos sustentado e flexível e de competências capazes de garantir a sua empregabilidade em diferentes contextos organizacionais, bem como proporcionar uma base sólida que garanta o sucesso da prossecução da formação a níveis superiores.

Objetivo do Curso

O ciclo de estudos tem como principal finalidade formar licenciados com sólidos conhecimentos na área da Contabilidade. Visando formar quadros superiores competentes no desenvolvimento profissional com grande domínio da contabilidade e na área dos serviços administrativos, que saibam saber fazer, bem como exigir competência na escolha de outros caminhos de acção futura. A licenciatura de contabilidade visa dar uma preparação interdisciplinar no âmbito de um conjunto de matérias nas áreas científicas da gestão, contabilidade, matemática, direito, informática, economia e auditoria; O desenvolvimento das diferentes unidades curriculares conferem aos alunos o conhecimento prático e preparação das competências exigidas para um desempenho adequado da profissão.

A Licenciatura em Contabilidade tem como objetivo formar contabilistas. Os alunos ficarão vocacionados para responderem às solicitações dos mercados empregadores exigentes no domínio da Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Também estão habilitados a exercerem, as funções e atividades de Inspetor Tributário e Supervisor de Equipas de Inspeção do Ministério das Finanças; Podem aceder a TOC em condições a definir pela OTOC ou a ROC em condições a definir pela OROC.

Além disso, o desenvolvimento de atitudes pró-ativas ao longo do curso pode contribuir para a formação dos verdadeiros agentes de mudança.


Ingresso através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, organizado pelo MCTES
Condições:

a) 12º ano do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente.
b) Provas de ingresso exigidas: Matemática ou Português ou Economia, com uma classificação igual ou superior à classificação mínima de 95, numa escala de 0 a 200.
c) Nota de candidatura igual ou superior a 95, numa escala de 0 a 200. A nota de candidatura é calculada com base nas seguintes ponderações: Classificação final do ensino secundário:65%; Classificação da prova de ingresso:35%.

Outras formas de ingresso:

  • Acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos – Decreto-lei nº64/2006

A avaliação da capacidade para a frequência integra:

a) a apreciação do currículo escolar e profissional;

b) a avaliação das motivações do candidato através da realização de uma entrevista;

c) a realização de provas teóricas: Português ou Matemática ou Economia ou Informática ou História ou Contabilidade

  • Titulares de cursos médios ou superiores
  • Mudança de curso
  • Reingresso
  • Transferência

Candidatura Online

Plano de estudos em vigor

Manual de Operações

Coordenador de curso

Adelaide Martins, Prof. Doutora - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  


 

joomla template