Português (pt-PT)English (United Kingdom)

Metodologias de Investigação Científica I I - Avançado

A Pós-Graduação em Metodologias de Investigação Científica II é organizada pelo Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF), especificamente pelo CIDI-IESF, núcleo de investigação da Escola Superior de Tecnologias de Fafe (ESTF), com o objetivo de satisfazer necessidades de aprendizagem ao longo da vida. O IESF/ESTF-CIDI organiza a sua oferta formativa com elevada exigência de qualidade, com o objetivo de formar profissionais e aprofundar as suas competências, procurando corresponder aos seus interesses e expetativas. Neste processo, é objetivo do IESF/ESTF a excelência do ensino através de um corpo docente de formação académica sólida e de experiência profissional reconhecida, quer pedagógica, como científica.

 

A metodologia científica é um conjunto de regras, procedimentos, linguagem e protocolos que fundamentam o conhecimento científico.
O objetivo desta pós-graduação é apresentar os fundamentos do método científico aplicados à pesquisa, e instrumentalizar os alunos a elaborar projetos que atendam aos seus interesses e expetativas pessoais, organizacionais e profissionais. Espera-se que os participantes adquiram competências sobre os princípios da metodologia da pesquisa para construção do conhecimento científico e sobre as suas aplicações em ciência e tecnologia, sempre alinhados com os princípios epistemológicos (revistas de quartil Q1 e Q2).

Tendo por base esta premissa estabeleceram-se cinco grandes objetivos de aprendizagem:
I.    Entender as bases da filosofia da ciência.
II.    Conhecer e usar os fundamentos, os métodos e as técnicas de elaboração da pesquisa científica.
III.    Compreender e empregar as diretrizes do trabalho científico para formatação, indicação de citações, uso de fontes de informação e organização de referências.
IV.    Identificar diferentes métodos e tipos de pesquisa.
V.    Desenvolver os seus documentos científicos com autonomia e segurança.
 

Destinatários

A Pós-Graduação tem como destinatários:

a) Todos os licenciados, mestres, doutorandos e doutorados, especialistas.
b) Diplomados, outsiders do meio académico, que procurem complementar a sua formação académica com conhecimentos sólidos na área científica.

Documentação: Boletim de Candidatura fornecido pelos Serviços; Curriculum Vitae (modelo europeu); Certificado de Habilitações; 1 foto tipo passe.


 

Unidades curriculares

Área científica

Tempo de trabalho

Ects

Métodos de Investigação

TODAS

30

6

Bases de dados, pesquisa e escrita científica

TODAS

30

6

Softwares de análises de dados

TODAS

30

6

Redação da Metodologia num documento científico

TODAS

30

6

Análise de conteúdo dos resultados obtidos (teóricos e empíricos)

TODAS

30

6

Total

 

150

30


Duração

HORAS TOTAIS: 150 HORAS

Local de Realização

As aulas serão lecionadas em 1 por semana, em horário pós-laboral a definir. O curso funcionará em regime de e-learning.

A carga horária de cada unidade curricular é de 15 horas de contacto tendo cada aula a duração de 2 horas.

 

Grau de estudos: Pós-Graduação

Edital de Abertura:

 

Coordenação do curso

Coordenação Científica: Margarida Rodrigues
Coordenação Pedagógica: José Luís Braga
As questões técnico-administrativas competem ao Gabinete de Acesso e Ingresso do IESF através dos seguintes contactos: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
 

São admitidos à frequência deste curso, os candidatos que satisfaçam um dos seguintes critérios:

i. titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, nas áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Economia, Gestão, Direito e ramos das Ciências Sociais e Humanas;

ii. licenciados noutras áreas científicas, desde que demonstrem possuir competências adequadas à formação;

iii. não licenciados, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESEF como atestando capacidade para a sua realização.

Documentação: Boletim de Candidatura fornecido pelos Serviços Académicos do IESF; Curriculum Vitae (modelo europeu); Cartão de Cidadão (na falta deste, Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte); Certificado de Habilitações; 1 foto tipo passe.

Critérios de seriação: formação académica, profissional e científica.

joomla template