Português (pt-PT)English (United Kingdom)

banner_superior_1a

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico


O Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico mereceu da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3es) a certificação de excelência pedagógica e científica através da acreditação máxima de 6 anos (Registo NCE/14/01956).

Num tempo de mudança e desafio à docência, em particular aos Educadores de Infância e aos Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, é função da ESEF munir os futuros profissionais de competências, numa lógica de empowerment, que lhes permita alcançar um lugar de destaque numa sociedade regulada pela qualidade, inovação e empreendedorismo. Os futuros docentes de Educação Pré-escolar e de 1.º ciclo do Ensino Básico devem possuir rigor e saber científico, de modo a articularem a teoria com a prática, numa espiral de investigação-ação. Assim, pretende-se com o mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico uma integração de saberes, que se mobilizem, de modo crítico e reflexivo, para a prática nos contextos de Jardim de Infância e Escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico, assente nos paradigmas de educação de qualidade e de educador/professor investigador.

O Mestrado em Educação Pré- escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico pretende:

1)  Orientar as práticas educativas de acordo com os perfis geral e específico de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º CEB;

2) Trabalhar com conhecimentos pedagógico-didáticos, capacidade de reflexão e inovação na construção de atividades promotoras de aprendizagens significativas;

3) Avaliar a sua prática profissional de forma crítica e cientificamente fundamentada e adotar estratégias para a superação de possíveis insuficiências;

4) Perceber a formação ao longo da carreira como elemento constitutivo da sua prática profissional e valorização profissional e pessoal, acedendo à formação contínua disponível, percebendo os seus ganhos e transferindo-a para a prática profissional;

5) Utilizar metodologias de investigação como instrumento fundamental para a compreensão da realidade do fenómeno educativo e como base de decisão no processo ensino-aprendizagem.

TESTEMUNHOS

Leonídia Sousa Lopes:
Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pela ESEF
“ A Escola superior de estudos de Fafe é uma referência nacional e internacional pelo seu método inovador de ensino, rigor pedagógico e científico e pelos excelentes profissionais especializados que fazem parte do seu corpo docente. Com a realização do mestrado em educação pré-escolar e ensino do primeiro ciclo do ensino básico, as minhas oportunidades profissionais ultrapassaram fronteiras e permitiram-me lecionar numa das melhoras escolas de londres reconhecidas pelo próprio governo britânico. Deixo o meu agradecimento é reconhecimento a esta extraordinária entidade educativa de Fafe.”

Liliana Cunha:
Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pela ESEF
“… o mestrado originou um suporte na minha vida inqualificável, um suporte não só como profissional, mas também como pessoa.”

Carla Vaz
Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pela ESEF
"Este mestrado ensinou-me que não posso mudar o mundo, mas que posso fazer, todos os dias, algo que possa mudar o mundo de alguém (…) foi um marco na minha vida, existia um Eu antes e um Eu completamente diferente depois, esta experiência alargou-me os horizontes e ensinou-me novas formas de pensar."

Alexandra Ferreira
Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pela ESEF
“Sou educadora de infância há 13 anos e em 2016 decidi voltar ao IESF para frequentar o Mestrado em Educação Pré escolar e Ensino do 1ceb. Esta escolha deveu-se à crença fundamentada do elevado nível de excelência dos docentes e dos cursos desta Escola Superior de Educação que prima pela diferenciação pedagógica e valorização dos conhecimentos e vivências dos alunos motivando-os e envolvendo-os ativamente nas aprendizagens."

Flávia Rebelo
Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pela ESEF
“O Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico foi, até agora, o período mais marcante do meu percurso académico. Nesta fase, adquiri conhecimentos fundamentais para a minha prática, enquanto profissional de educação. Saliento, ainda, que tive a oportunidade de ser orientada por uma equipa multidisciplinar, motivadora e dinâmica.”



O mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico tem como objetivo a obtenção da habilitação profissional legalmente necessária ao exercício da docência no âmbito da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico.



Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico os candidatos que reúnam as condições estabelecidas pelo artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. Os candidatos devem ainda, segundo o que refere o Artigo 17.º do mesmo Decreto-Lei, mostrar o domínio oral e escrito da Língua Portuguesa, através da realização de um prova escrita e uma prova oral, conforme estabelecido também no Regulamento deste ciclo de estudos.

O número máximo de vagas para novas admissões deste ciclo de estudos é de 40.


  Plano de estudos em vigor




A Comissão Coodenadora do Mestrado:

Presidente: Professora Doutora Cristina Mateus - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Dra. Estrela Paulo - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Regulamentos:

Consulte o Regulamento Aqui

Liliana Cunha:

joomla template