Português (pt-PT)English (United Kingdom)

Gestão de Bibliotecas Escolares

Candidaturas online, através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou presencialmente nos serviços académicos.

O Curso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares (área de especialização em Comunicação educacional e gestão da informação). visa qualificar o professor para o exercício de funções na área da comunicação educacional e da gestão da informação, designadamente no âmbito da gestão de bibliotecas escolares, com as necessárias competências para se assumir como o principal interveniente no desígnio legislativo expresso na portaria n.º 192-A/2015.

O curso confere 35 pontos para o concurso de professores bibliotecários (ver lista da RBE em http://www.rbe.min-edu.pt/np4/306.html#6)

O curso tem o registo de acreditação no Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua CCPFC/CFE-3067/16
Nº Créditos para efeitos de formação contínua:10
Nº Créditos para efeitos do nº3 do artigo 14 do RJFCP: 10

 

Destinatários

O curso tem como principais destinatários educadores e professores profissionalizados, com mais de cinco anos de serviço, que desejem qualificar-se para o exercício das funções de professores bibliotecários em escolas e agrupamentos. Os professores e educadores com menos de 5 anos de serviço docente podem realizar o curso de Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares e, posteriormente, solicitar a convalidação da formação para se tornarem professores especiaBiblitecas Escolareslizados.

Condições de Acesso

N.º de vagas: máximo 60 alunos

Documentação:

-Certificado de Habilitação autenticado

-Declaração de Tempo de Serviço docente;

-Curriculum Vitae (modelo europeu). Toda a informação constante no Curricullum Vitae deve ser fundamentada em documentação oficial, nomeadamente a apresentação de certificados de Ações de Formação;

-Um fotografia tipo passe.


Critérios de seriação: formação académica e profissional; funções desempenhadas no sistema educativo; participação na elaboração, operacionalização ou acompanhamento de projetos e programas educativos; publicações, artigos e comunicações; tempo de serviço docente.

 

Componente

 

Unidade curricular/módulo




Formação geral em Ciências da Educação

Metodologia de Investigação Educacional


Literacias no século XXI – O papel da Escola


Formação específica na área de especialização

As Tecnologias de Informação e Comunicação nas bibliotecas e centros de recursos


Literatura para crianças e jovens


Organização e funcionamento das Bibliotecas Escolares e dos centros de Recursos I – Articulação curricular, espaços, materiais e recursos humanos.


Organização e funcionamento das Bibliotecas Escolares e dos centros de Recursos II– gestão de informação, catalogação, utilizadores.


Formação orientada para o projeto

Projeto no domínio da formação


 

Duração e modelo de ensino

O Curso tem a duração de 22 semanas  e uma carga horária total de 300 horas. O curso é lecionado na modalidade presencial na Escola Superior de Educação de Fafe, em Medelo, Fafe, e com suporte e.learning  tendo como base a plataforma Moodle e a comunicação assíncrona,  de forma a potenciar uma gestão individualizada das tarefas de ensino-aprendizagem e a compatibilização das tarefas profissionais ou de dificuldades de deslocação com o sucesso académico.

 

Preçário

O valor da propina mensal é de 245€ (x6 mensalidades).

 

Coordenação do curso:

João Carlos Pascoinho

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

Telefone: 253.509000

joomla template