Português (pt-PT)English (United Kingdom)

Apresentação IESF

Caro visitante,

Bem-vindo ao sítio Web do nosso Instituto.

O Instituto de Estudos Superiores de Fafe materializa um projecto de Ensino Superior com origem em Fafe, no Norte de Portugal, estruturado a partir da proximidade ao meio e do ideal de serviço à região, mas com uma vocação universalista de procura e partilha de conhecimento.

Tendo como origem a Escola Normal de Educadores de Infância de Fafe, criada em 1985, e um curso médio de Educadores de Infância, acompanhamos o desenvolvimento do ensino superior e da sociedade portuguesa, aumentando em número de alunos, modernizando instalações e oferta formativa. Hoje, o IESF é um projecto de ensino superior de referência na área da Educação e das Tecnologias, com todas as suas formações acreditadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e valorizadas pela comunidade e pelos empregadores. Uma instituição reconhecida pela sua aposta numa pedagogia de proximidades, focalizada nos alunos, no fazer com que estes aprendam a aprender, na prática de investigação orientada desde o 1.º semestre das Licenciaturas e na articulação com a formação secundária e com o mercado de trabalho. Uma instituição com capacidade de gerar sinergias com outras instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, mas também com os poderes públicos local e regional e com as empresas.

O IESF abraça com confiança o desafio de qualificar o Ensino Superior Português, assumindo os desígnios do desenvolvimento do Espaço Europeu de Ensino através de uma verdadeira cultura avaliativa e do convite ao permanente escrutínio dos seus pares e da sua comunidade visando um ideal de qualidade total, monitorizada por práticas constantes de avaliação.

O nosso propósito para o futuro está bem presente no mote da instituição: Tradição e Inovação. A tradição reflectida na proximidade com a comunidade, no respeito por uma história comum, no humanismo como valor máximo de todas as práticas. A inovação como fenómeno multidimensional, com implicações não apenas na investigação, aspecto cada vez mais essencial da vida académica, mas igualmente na renovação e no alargamento dos produtos e serviços oferecidos aos nossos alunos, na criação de novos métodos de ensino, na introdução de alterações na gestão da organização, com maior participação dos estudantes, e nas qualificações dos docentes.

Acreditamos que as comunidades de conhecimento são fundamentais para a melhoria do mundo e que esse é o desígnio mais válido.

A presidente do Instituto

retroceder

joomla template