Português (pt-PT)English (United Kingdom)

Mestrado_em_Educao-_creche

Mestrado em Educação: Creche

As candidaturas podem ser realizadas online, através do AGE, nos serviços académicos do IESF ou através da coordenação de curso: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , ou   Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

O IESF terá o privilégio de ser a primeira instituição de Ensino Superior Portuguesa a oferecer um Mestrado em Creche. O Curso de Mestrado em Educação: Creche do IESF, aposta pessoal da Presidente do Instituto, Doutora Dulce Noronha, mereceu da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3es) a certificação de excelência pedagógica e científica através da acreditação máxima de 6 anos (Registo NCE/16/00148).

A primeira edição do mestrado terá início no próximo mês de setembro e responde a necessidades identificadas no mercado de trabalho ao nível das instituições empregadoras e dos próprios profissionais que desenvolvem a sua atividade profissional com crianças dos 0 aos três anos, incluindo educadores de infância, psicólogos, educadores sociais ou profissionais na área da saúde. Este inovador Mestrado representa um ambicioso primeiro passo do ensino Superior e da tutela para o posicionamento da Creche no sistema educativo e da valorização da especificidade na formação dos profissionais da Creche.

Objetivos gerais:

  • Redefinir a Creche, social e culturalmente, a partir Direito à infância da Criança Competente;
  • Fomentar o conhecimento científico sobre o desenvolvimento e autonomia da aprendizagem da Criança dos 0 aos 3;
  • Apresentar o conhecimento científico das neurociências como a nova ciência potenciadora de um novo construto profissional, reorganizador das práticas em Creche;
  • Estimular a construção e desenvolvimento de resposta de atendimento e bem-estar através de um cuidar pedagógico da Infância;
  • Incentivar reflexões pedagógicas para um contexto educativo de creche enquanto Lugar de infância;
  • Impulsionar a reflexividade ética e cívica do Estatuto na profissionalidade do Educador em Creche;
  • Habilitar profissionais cuja formação multidimensional do Educador de Creche assenta em três paradigmas do trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos: o Assistencialista, o Educativo e o Interventivo;.

 

Objetivos de Aprendizagem:

 

  1.  Adquirir competências, conhecimentos e atitudes altamente especializadas das múltiplas dimensões do Educador de Creche: ser/saber/fazer/e estar com;
  2. Refletir sobre a dimensão ética e cívica da sua profissionalidade, no sentido de adequar a sua prática;
  3. Mobilizar conhecimentos, atitudes e competências no âmbito das metodologias específicas à intervenção educativa em Creche;
  4. Adquirir uma prática profissional no cuidar pedagógico de qualidade com elevado nível científico e multidisciplinar;
  5. Desenvolver competência educativa de atuação numa perspetiva potenciadora e respeitadora dos ritmos da infância;
  6. Integrar conhecimentos e competências que respondam à criança, numa abordagem interventiva, com base diagnóstica, que vise o sucesso de vida da criança;
  7. Incentivar reflexões pedagógicas, no planear, agir, avaliar e intervir, em contexto educativo de creche enquanto lugar de infância;
  8. Apreender, de modo holístico e ecológico, a relevância das parcerias com a família/sociedade, em transformação, do construto do direito à infância da criança competente;
  9. Incrementar o conhecimento sobre a estrutura, a função e desenvolvimento cerebral, a plasticidade do cérebro e seus meios de estimulação, na poda sináptica, na primeira infância;
  10. Evidenciar competências de investigação e reflexão com vista à concetualização de projetos de ação, investigação, inovação científica e pedagógica na área da formação para a intervenção e construção de conhecimento;
  11. Pragmatizar planos de ação que facilitem a adaptação ao contexto de creche e transição harmoniosa no pré-escolar. 

 

 


  • De dois tipos: prática da atividade educativa em creche, se realizar o estágio; exercício de outras funções educativas em creche e investigação na área, pela elaboração de uma dissertação e respetiva defesa pública.
     

Condições de ingresso:

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação: Creche os candidatos que reúnam as seguintes condições estabelecidas pelo artigo 17º do Decreto-Lei n.º115/2013 de 7 de agosto. Acrescido de um regulamento que define as condições específicas criado pelo órgão legal e estatutariamente competente da ESEF, de acordo com o artigo 26º do Decreto-Lei supra referido.

 

Edital de abertura:

Consulte aqui.

Destinatários: 

- Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (pré-Bolonha);

- Licenciados em Educação Básica;

- Licenciados em Serviço Social

- Educadores Sociais e Assistentes Sociais;

- Enfermeiros e Terapeutas (diversas áreas);

- Psicólogos e Psicomotricistas.

 

Horário: O curso funciona em regime Pós-Laboral

 

Candidatura Online

Plano de Estudos

1º SEMESTRE – 1º Ano

Unidade Curricular

Duração

Horas Trabalho

Horas Contacto

ECTS

Docente 

Neurociência e Ética

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Vitorino Costa

Epistemologia e Investigação em Educação

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Rosa Martins (48h)

João Pascoinho (47)

Perfil do Educador em Creche e Desenvolvimento Profissional 

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Dulce Noronha

Atividade Lúdica na Aprendizagem da Literacia e Numeracia

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Paula Maia

Opção 1

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6 a)

César Freitas

2º SEMESTRE – 1º Ano

Unidade Curricular

Duração

Horas Trabalho

Horas Contacto

ECTS

Docente

Neuroanatomia 

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Enrique Justo

Metodologias e Desenvolvimento Curricular em Creche

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Dulce Noronha (48h)

Cristina Mateus (47h)

Despistagem de Problemas de Desenvolvimento 

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 18

6

Sónia Ruão 

Potenciação e Avaliação do Desenvolvimento e Aprendizagem

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Paula Maia

Doenças da 1ª Infância, Nutrição, Higiene e Sono  

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Maria Assunção Nogueira

1º SEMESTRE - 2.º Ano

Psicofisiologia 

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Enrique Justo

Parentalidade e Agentes Educativos

1.º Semestre

125

TP 57/ OT 19

5

Cristina Machado

Educação da Autorregulação e Autonomia

1.º Semestre

125

TP 57/ OT 19

5

Vitorino Costa

Qualidade Educativa em Creche

1.º Semestre

125

TP 57/ OT 19

5

Dulce Noronha

Didática para as Vivências Sensoriais: curiosidade e significância

1.º Semestre

125

TP 57/OT 19

5

Cristina Mateus 

Parcerias e Trabalho

1.º Semestre

100

TP 38/ OT 19

4

Silvia Azevedo

2º SEMESTRE – 2.º Ano

Estágio ou Dissertação

2.º Semestre

750

OT 19

30

Dulce Noronha

Cristina Mateus

Unidades Curriculares Optativas - OPÇÃO I

Literatura Infantil e Atividades Lúdicas

1.º Ano / 1.º Semestre

150

 

TP 76/ OT 19

6

César Freitas

Comunicação e Linguagem Oral na Creche

1.º Ano / 1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

César Freitas

 

 

Mais informações através de Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Coordenadora de Curso

Coordenadora de Curso: Professora Doutora Dulce Noronha e Sousa ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ); tlm.: 966148705

 

 


 

O presente ciclo de estudos tem como principal objetivo a formação avançada e diferenciadora, de recursos com competências técnicas, organizacionais e comportamentais, nas mais diversas áreas da gestão. 

joomla template