Mestrado em Educação: Creche
As candidaturas podem ser realizadas online, através do AGE, nos serviços académicos do IESF ou através da coordenação de curso: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
O IESF terá o privilégio de ser a primeira instituição de Ensino Superior Portuguesa a oferecer um Mestrado em Creche. O Curso de Mestrado em Educação: Creche do IESF, aposta pessoal da Presidente do Instituto, Doutora Dulce Noronha, mereceu da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3es) a certificação de excelência pedagógica e científica através da acreditação máxima de 6 anos (Registo NCE/16/00148).
A primeira edição do mestrado terá início no próximo mês de setembro e responde a necessidades identificadas no mercado de trabalho ao nível das instituições empregadoras e dos próprios profissionais que desenvolvem a sua atividade profissional com crianças dos 0 aos três anos, incluindo educadores de infância, psicólogos, educadores sociais ou profissionais na área da saúde. Este inovador Mestrado representa um ambicioso primeiro passo do ensino Superior e da tutela para o posicionamento da Creche no sistema educativo e da valorização da especificidade na formação dos profissionais da Creche.
Objetivos gerais:
- Redefinir a Creche, social e culturalmente, a partir Direito à infância da Criança Competente;
- Fomentar o conhecimento científico sobre o desenvolvimento e autonomia da aprendizagem da Criança dos 0 aos 3;
- Apresentar o conhecimento científico das neurociências como a nova ciência potenciadora de um novo construto profissional, reorganizador das práticas em Creche;
- Estimular a construção e desenvolvimento de resposta de atendimento e bem-estar através de um cuidar pedagógico da Infância;
- Incentivar reflexões pedagógicas para um contexto educativo de creche enquanto Lugar de infância;
- Impulsionar a reflexividade ética e cívica do Estatuto na profissionalidade do Educador em Creche;
- Habilitar profissionais cuja formação multidimensional do Educador de Creche assenta em três paradigmas do trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos: o Assistencialista, o Educativo e o Interventivo;.
Objetivos de Aprendizagem:
- Adquirir competências, conhecimentos e atitudes altamente especializadas das múltiplas dimensões do Educador de Creche: ser/saber/fazer/e estar com;
- Refletir sobre a dimensão ética e cívica da sua profissionalidade, no sentido de adequar a sua prática;
- Mobilizar conhecimentos, atitudes e competências no âmbito das metodologias específicas à intervenção educativa em Creche;
- Adquirir uma prática profissional no cuidar pedagógico de qualidade com elevado nível científico e multidisciplinar;
- Desenvolver competência educativa de atuação numa perspetiva potenciadora e respeitadora dos ritmos da infância;
- Integrar conhecimentos e competências que respondam à criança, numa abordagem interventiva, com base diagnóstica, que vise o sucesso de vida da criança;
- Incentivar reflexões pedagógicas, no planear, agir, avaliar e intervir, em contexto educativo de creche enquanto lugar de infância;
- Apreender, de modo holístico e ecológico, a relevância das parcerias com a família/sociedade, em transformação, do construto do direito à infância da criança competente;
- Incrementar o conhecimento sobre a estrutura, a função e desenvolvimento cerebral, a plasticidade do cérebro e seus meios de estimulação, na poda sináptica, na primeira infância;
- Evidenciar competências de investigação e reflexão com vista à concetualização de projetos de ação, investigação, inovação científica e pedagógica na área da formação para a intervenção e construção de conhecimento;
- Pragmatizar planos de ação que facilitem a adaptação ao contexto de creche e transição harmoniosa no pré-escolar.
-
De dois tipos: prática da atividade educativa em creche, se realizar o estágio; exercício de outras funções educativas em creche e investigação na área, pela elaboração de uma dissertação e respetiva defesa pública.
Condições de ingresso:
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação: Creche os candidatos que reúnam as seguintes condições estabelecidas pelo artigo 17º do Decreto-Lei n.º115/2013 de 7 de agosto. Acrescido de um regulamento que define as condições específicas criado pelo órgão legal e estatutariamente competente da ESEF, de acordo com o artigo 26º do Decreto-Lei supra referido.
Edital de abertura:
Destinatários:
- Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (pré-Bolonha);
- Licenciados em Educação Básica;
- Licenciados em Serviço Social
- Educadores Sociais e Assistentes Sociais;
- Enfermeiros e Terapeutas (diversas áreas);
- Psicólogos e Psicomotricistas.
Horário: O curso funciona em regime Pós-Laboral
Plano de Estudos |
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1º SEMESTRE – 1º Ano |
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Unidade Curricular |
Duração |
Horas Trabalho |
Horas Contacto |
ECTS |
Docente |
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Neurociência e Ética |
1.º Semestre |
150 |
TP 76/ OT 19 |
6 |
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|
Epistemologia e Investigação em Educação |
1.º Semestre |
150 |
TP 76/ OT 19 |
6 |
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|
Perfil do Educador em Creche e Desenvolvimento Profissional |
1.º Semestre |
150 |
TP 76/ OT 19 |
6 |
|
|
Atividade Lúdica na Aprendizagem da Literacia e Numeracia |
1.º Semestre |
150 |
TP 76/ OT 19 |
6 |
|
|
Opção 1 |
1.º Semestre |
150 |
TP 76/ OT 19 |
6 a) |
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2º SEMESTRE – 1º Ano |
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Unidade Curricular |
Duração |
Horas Trabalho |
Horas Contacto |
ECTS |
Docente |
|
Neuroanatomia |
2.º Semestre |
150 |
TP 76/ OT 19 |
6 |
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|
Metodologias e Desenvolvimento Curricular em Creche |
2.º Semestre |
150 |
TP 76/ OT 19 |
6 |
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|
Despistagem de Problemas de Desenvolvimento |
2.º Semestre |
150 |
TP 76/ OT 18 |
6 |
|
|
Potenciação e Avaliação do Desenvolvimento e Aprendizagem |
2.º Semestre |
150 |
TP 76/ OT 19 |
6 |
|
|
Doenças da 1ª Infância, Nutrição, Higiene e Sono |
2.º Semestre |
150 |
TP 76/ OT 19 |
6 |
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|
1º SEMESTRE - 2.º Ano |
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Psicofisiologia |
1.º Semestre |
150 |
TP 76/ OT 19 |
6 |
|
|
Parentalidade e Agentes Educativos |
1.º Semestre |
125 |
TP 57/ OT 19 |
5 |
|
|
Educação da Autorregulação e Autonomia |
1.º Semestre |
125 |
TP 57/ OT 19 |
5 |
|
|
Qualidade Educativa em Creche |
1.º Semestre |
125 |
TP 57/ OT 19 |
5 |
|
|
Didática para as Vivências Sensoriais: curiosidade e significância |
1.º Semestre |
125 |
TP 57/OT 19 |
5 |
|
|
Parcerias e Trabalho |
1.º Semestre |
100 |
TP 38/ OT 19 |
4 |
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|
2º SEMESTRE – 2.º Ano |
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Estágio ou Dissertação |
2.º Semestre |
750 |
OT 19 |
30 |
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Unidades Curriculares Optativas - OPÇÃO I |
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Literatura Infantil e Atividades Lúdicas |
1.º Ano / 1.º Semestre |
150 |
TP 76/ OT 19 |
6 |
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Comunicação e Linguagem Oral na Creche |
1.º Ano / 1.º Semestre |
150 |
TP 76/ OT 19 |
6 |
|
Regulamento do Curso de Mestrado em Educação Creche
Mais informações através de
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Coordenadora de Curso
Coordenadora de Curso: Professora Doutora Dulce Noronha e Sousa (
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); tlm.: 966148705
Registo inicial: R/A-Cr 59/2017 de 08-06-2017
O presente ciclo de estudos tem como principal objetivo a formação avançada e diferenciadora, de recursos com competências técnicas, organizacionais e comportamentais, nas mais diversas áreas da gestão.