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Resumo - Didática em TIC: para uma Escola Aberta

Os paradigmas que apresentamos constituem um resultado fundamental do projeto de Didática em TIC desenvolvido nos últimos quatro anos, na ESEF, os quais se caracterizaram essencialmente pelo processo de Formação Inicial de Professores, assistido pelas tecnologias da informação e comunicação, nomeadamente a conceção da Teoria Holística Configuracional como um processo holístico, ou seja, totalizador, multidirecional, donde se interrelacionam processos em diversas direções, como são o comunicar, com a intervenção de fatores próprios da condição bio-psico-social dos sujeitos implicados, que os tornam particulares e diferentes dos processos sociais e sua aplicação à Didática em TIC para a escola que propomos: a Escola Aberta.

Esta reflexão permite explicar de modo essencial as regularidades que se manifestam e com ela dispor de um modelo e criar uma metodologia para desenvolver a gestão dos processos, com os quais se contribui para a relevância da formação assistida pelas tecnologias da informação e comunicação.

Nas considerações apresentadas neste artigo, assim como em toda a conceção das investigações que se realizam na Escola Superior de Educação com as TIC, no processo de Formação Inicial de Professores, as mesmas são consideradas instrumentos que mediatizam a relação entre a orientação e a sistematização do processo, pelo que os seus resultados são aplicáveis, com especificidades, às diversas modalidades dos Cursos, presenciais e semipresenciais (b-Learning).

Assim, preparámos mudanças para um sistema mais atrativo dentro da escola básica, que devem acontecer em função das novas tecnologias de informação e comunicação, no sentido de contribuir para a formação de um novo paradigma em educação.

Com este modelo entendemos que a relação pedagógica deve mudar. Uma relação em que professor-aluno e aluno-aluno possam (re)moldar estratégias de aprendizagens.

Abstract

The paradigm we present constitutes an essential result of the Didactics Project in Information and Communication Technologies (ICT) developed in the last four years, in ESEF (School of Education and Communication). This period of time is essentially characterized by the process of Initial Teacher Training, assisted by information and communication technologies, namely the conception of the Holistic and Configurational Theory as an holistic process, that is to say, total, multidirectional, where processes in various directions meet, such as to communicate, with the intervention of specific factors of the biological, psychological and social condition of subjects involved, which make them particular and different from the social processes and its application to Didactics in ICT for the school which we propose: the Open School.

This reflection allows us to essentially explain the manifested regularities and to present a model and to create a methodology to develop the management of processes, which contribute for the relevance of training assisted by information and communication technologies.

The considerations presented in this article, as well as in the conception of the researches done at the School of Education with ICT, in the process of Initial Teacher Training, are considered tools which mediate the relationship between the orientation and systematization of the process,  therefore its results are applicable, with specificities, to the diverse modalities of the Courses: onsite and partially onsite (bLearning).

Therefore, we prepared changes for a more attractive system within primary/elementary school, which may happen according to the new information and communication technologies, to contribute for the formation of a new paradigm in education. With this model we understand that the pedagogical relationship must change. A relationship where teacher-student and student-student may (re)shape learning strategies.

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