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Pós-Graduação em Animação de Textos Literários Infantojuvenis

Os livros e o leitor: entre a inquietação e a liberdade de pensar, de sonhar e de fantasiar...

«Não nascemos leitores, nem tão pouco não leitores. Fazemo-nos leitores ou não leitores, em função das experiências motivadoras ou das experiências desmotivadoras que vivemos, ao longo da nossa vida.»

F. Azevedo & J. Martins s (2011). Formar leitores no Ensino Básico: a mais-valia da implementação de um Clube de Leitura. Da Investigação às Práticas,1 (1), 24-35


Candidaturas:

Presencialmente nos serviços académicos ou através do Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

A pós-graduação em Animação da Leitura de Textos Literários Infantojuvenis visa qualificar educadores, professores, bibliotecários, animadores socioculturais e educadores sociais que desejem alargar o seu campo de saberes e/ou privilegiem a atualização de conhecimentos sobre estratégias, técnicas e atividades de animação da leitura, tornando-os capazes de valorizar e promover o estudo da literatura infantojuvenil, estabelecer os critérios adequados para orientar a seleção de leituras e desenvolver projetos de promoção, mediação e animação da leitura em diversos contextos educativos.

Os alunos que completem com sucesso a Pós-graduação até ao final de julho de 2018 podem solicitar no início do ano letivo 2018/2019 a equivalência à formação especializada e ficarem certificado de conhecimentos sobre estratégias, técnicas e atividades de animação da leitura.

Conjugando a exposição teórica com a dinamização de oficinas de formação orientadas por especialistas e profissionais dos setores associados à animação da leitura – artes plásticas, cénicas e musicais –, pretende-se:

i) fomentar a inovação nas práticas pedagógicas associadas à leitura;

ii) valorizar e promover o estudo da literatura infantojuveil;

iii) compreender os processos de leitura;

iv) estabelecer critérios adequados para orientar a seleção de leituras;

v) desenvolver estratégias de promoção, mediação e animação da leitura em contextos educativos formais e não formais.

 

Destinatários

O curso tem como principais destinatários educadores e professores profissionalizados, com mais de cinco anos de serviço. Os professores e educadores com menos de 5 anos de serviço docente podem realizar o curso de Pós-Graduação em Animação da Leitura de Textos Literários Infantojuvenis e, posteriormente, solicitar a convalidação da formação, tornando-se professores especializados no ano em que completarem os cinco anos de serviço.

Outros grupos de interesse: bibliotecários, técnicos de biblioteca, animadores socioculturais, educadores sociais.

 

Condições de Acesso

N.º de vagas: máximo 60 alunos

Documentação:

Os candidatos devem entregar no momento da candidatura:

- Certificado de Habilitação autenticado

- Declaração de Tempo de Serviço docente;

- Curriculum Vitae.

- Uma fotografia tipo passe.


Critérios de seriação: formação académica e profissional; funções desempenhadas no sistema educativo; participação na elaboração, operacionalização ou acompanhamento de projetos e programas educativos; publicações, artigos e comunicações; tempo de serviço docente.

 

 

Componente

 

Unidade curricular/módulo



Horas contacto

ECTS



Formação geral em Ciências da Educação(1) 

Metodologia de investigação educacional

25

3


Literacias no século XXI – O papel da Escola

35

3


Formação específica na área de especialização(2) 

Literatura para Crianças e Jovens

60

6


Leitura e Escrita Criativa

30

3


Leitura e Expressões Artísticas

30

3


Promoção, Mediação e Animação da Leitura

60

6


Formação orientada para o projeto(3) 

Projeto no Domínio da Formação

60

6


 

Duração e modelo de ensino

O Curso tem uma carga horária total de 300 horas. O curso é lecionado na modalidade presencial na Escola Superior de Educação de Fafe, em Medelo, Fafe, e com suporte e.learning, tendo como base a plataforma Moodle e a comunicação assíncrona, de forma a potenciar uma gestão individualizada das tarefas de ensino-aprendizagem e a compatibilização das tarefas profissionais ou de dificuldades de deslocação com o sucesso académico.

 

Preçário

O valor da propina mensal é de 125 Euros (x9 mensalidades).

 

Coordenação do curso:

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