Português (pt-PT)English (United Kingdom)

Intervenção em Serviços Sociais e Educativos

Presencialmente nos serviços académicos ou através do Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Nos diferentes campos de intervenção esta pós-graduação pretende desenvolver competências de âmbito social e educativo, em diferentes fases do ciclo da vida humana e contextos de relação social, educacional e escolar: cuidados dirigidos a pessoas, famílias, grupos e comunidades, integrados no processo global de promoção, prevenção, tratamento, recuperação e reabilitação social e educativa nas seguintes áreas de formação: políticas sociais e educativas, serviços, cuidados geriátricos, gerontológicos e continuados, risco, promoção e proteção crianças e jovens, famílias multidesafiadas e contextos escolares, organização e gestão de equipamentos sociais e educativos, saúde mental, vítimas e violência, respostas sociais e projetos socioeducativos, comportamentos aditivos e dependências e projeto final. Os frequentadores têm ainda a opção de fazer a formação por módulos avulso.

Justifica-se assim a formação pós-graduada como um forte contributo para o aprofundamento e consolidação das competências e especialização dos profissionais do serviço social, educação social, animação, professores, psicólogos entre muitos outros,  revertendo esta na melhoria das práticas e dos contextos institucionais aonde estão inseridos, como forma de prevenir, aprender a gerir e minimizar alguns fatores de risco, fragilidades ou ausência de competências de intervenção multidimensional e especializada.



Destinatários

Estudantes e profissionais das áreas das ciências da educação, humanas e sociais, dirigentes associativos, diretores técnicos, coordenadores de serviço, e, outros com formação e intervenção do campo do social e educativo.

Documentação: Boletim de Candidatura fornecido pelos Serviços da ESEF; Curriculum Vitae (modelo europeu); Certificado de Habilitações; 1 foto tipo passe.

Critérios de seriação: formação académica, profissional e científica.


ESTRUTURA CURRICULAR

MÓDULO


Módulo 1

Politicas Sociais
Ana Noronha

Módulo 2

Serviços, Cuidados Geriátricos, Gerontológicas e Continuados
Arthur Neto
(Universidade Rio de Janeiro)

Módulo 3

Risco, Promoção e Proteção Crianças/Jovens
Olivia Carvalho
(Universidade Portucalense)

Módulo 4

Famílias Multidesafiantes e Contextos Escolares
Fátima Correia
(ESE Porto)

Módulo 5

Organização e Gestão de Equipamentos Sociais
(João Pascoinho)

Módulo 6

Saúde Mental
Vitor Fragoso
(Universidade Contemporânea)

Módulo 7

Vítimas e Violência
Madalena Oliveira
(UP Faculdade de Medicina)

Módulo 8

Respostas Socias e Projetos Socioeducativos
Fátima Correia
Módulo 9

Comportamentos Aditivos e Dependências
Sílvia Azevedo

Módulo 10

Projecto Final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Duração

Horas Totais: 300 horas

Modelo formação: suporte mediatizado (E-Learning)


A Pós-Graduação terá uma duração de 300 horas.

N.º de Créditos (ECTS): 30

 

Propinas

Valor da propina mensal

 

Grau de estudos: Pós-Graduação

Edital de Abertura: Aqui

 

Coordenação do curso

Professora Doutora Silvia Azevedo

E-mail – Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Telefone:253 509 000

São admitidos à frequência deste curso, os candidatos que satisfaçam um dos seguintes critérios:

i. titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, nas áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Economia, Gestão, Direito e ramos das Ciências Sociais e Humanas;

ii. licenciados noutras áreas científicas, desde que demonstrem possuir competências adequadas à formação;

iii. não licenciados, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESEF como atestando capacidade para a sua realização.

Documentação: Boletim de Candidatura fornecido pelos Serviços Académicos do IESF; Curriculum Vitae (modelo europeu); Cartão de Cidadão (na falta deste, Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte); Certificado de Habilitações; 1 foto tipo passe.

Critérios de seriação: formação académica, profissional e científica.

joomla template