Português (pt-PT)English (United Kingdom)

Erasmus

No âmbito da adesão ao processo de reforma preconizado pelo modelo de Bolonha, o IESF definiu como uma das orientações da sua política estratégica, a internacionalização da instituição uma vez que a mobilidade internacional constitui um eixo forte e prioritário da política da escola. À luz dos objectivos do LLP Erasmus, o IESF pretende iniciar de forma activa a implementação e o desenvolvimento do programa, incentivando e promovendo a mobilidade dos elementos da comunidade académica; estabelecer projectos multilaterais, redes científicas, medidas de acompanhamento e outras acções inerentes ao programa.

É objectivo do IESF fornecer um ensino/acompanhamento individualizado de qualidade elevada aos alunos, bem como favorecer a criação de iniciativas que veiculem a melhoria do desempenho do docente no âmbito da investigação. Expandir as parcerias internacionais existentes, nomeadamente com universidades de Espanha e Inglaterra, criando uma rede com instituições e organizações desses e de outros países europeus. Na perspectiva da celebração de acordos bilaterais ou multilaterais, este encontro de parceiros europeus contribuirá activamente para a promoção efectiva da aprendizagem ao longo da vida nas suas áreas científicas principais. Neste quadro, assume um valor de suma importância a incrementação e desenvolvimento de projectos conjuntos de formação, inovação e investigação com instituições europeias, sendo para tal, prioritária a candidatura aos Programas Intensivos e Redes Temáticas dentro do quadro existente e potenciais parceiros identificados.

Torna-se igualmente prioritária a candidatura a Projectos Multilaterais de modo a tornar-se exequível a oferta conjunta de cursos de 2ºciclo de estudos.

É igualmente indissociável dos seus intentos, a promoção do diálogo intercultural, a realização profissional e pessoal, bem como a fomentação de uma cidadania activa à luz de um permanente empenho na construção das suas relações internacionais solidificadas através da participação e recepção de estudantes, docentes e pessoal não docente, independentemente de pertencerem a grupos economicamente desfavorecidos ou etnias diferentes, ou serem portadores de necessidades educativas especiais.

O IESF irá promover a criação de cursos de língua portuguesa intensivos e participará em todas as actividades que contribuam para o desenvolvimento das competências linguísticas, para tal perspectiva-se a criação de um Centro de Competências Linguísticas, considerado um recurso importante para a concretização deste objectivo, gerando-se interacções com a candidatura aos Cursos Intensivos de Língua Erasmus. Insere-se nos objectivos do instituto o desenvolvimento de processos de ensino/aprendizagem inovadores graças à integração e aplicação dos subprogramas sectoriais e programas transversais, promovendo nos agentes em mobilidade a incrementação do gosto pela descoberta da Europa e que eles contribuam para o reconhecimento europeu de Portugal.

Mais informação sobre os Programas de Mobilidade - Agência Nacional

 

ERAMUS CHARTER FOR HIGHER EDUCATION 2014-2020


 

Contactos

Gabinete de Relações Internacionais

Coordenadora Institucional Erasmus+: Dulce Noronha
Coordenador do Departamento de Relações Internacionais: Bruno Torres
Serviços Técnicos e Administrativos: Nataliya Klimenko

Gabinete 24, ext. 324

Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Blog: IESF em Erasmus

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

   

Mobilidade Estudantes, Pessoal docente / não docente

O Programa Erasmus+ destina-se a apoiar as atividades europeias das instituições de ensino superior (IES), promovendo a mobilidade e o intercâmbio de estudantes, professores e funcionários das Instituições de Ensino Superior.

Regulamento e formulários

   

Acordos Bilaterais

ESEF ( atualizado em 13.10.2017 )

ESTF ( atualizado em 13.10.2017 )

   

Formulários

Erasmus+ Student's Application Form

Learning Agreement Form

   
joomla template