Português (pt-PT)English (United Kingdom)

A Escola Superior de Educação de Fafe corporiza um projecto de Ensino Superior especialmente vocacionado para a formação de profissionais dos diferentes níveis do sistema de ensino.

Alicerçados numa experiência de mais de 20 anos, perseguimos o objectivo de ser, no prazo de uma década, uma Escola Europeia de referência na formação inicial e pós-graduada de docentes, pela inovação metodológica e pela investigação aplicada.

O sítio da ESEF - porta de entrada sempre aberta para a nossa Escola - pretende reflectir nas suas cores e formas a disponibilidade, a juventude e a audácia que caracterizam o nosso corpo docente e os nossos alunos no momento em que aceitamos os desafios de estudar e de trabalhar, de competir, num espaço de Ensino de dimensão Europeia.

Despeço-me com um convite para que participe da construção deste espaço - através de comentários, sugestões, ou, simplesmente, fruindo dele - e para que, de acordo com os seus interesses, partilhe da nossa tarefa de construção de um ensino superior para o Século XXI.


retroceder

 

Regimentos e Elementos

Elementos do Conselho Técnico-Científico da ESEF

Regimento do Conselho Técnico-Científico da ESEF

Publicação de Atas (acesso restrito)


 

Apresentação

A Licenciatura em Educação Física e Desporto é um curso de 1.º ciclo, adequado ao processo de Bolonha e tem a duração de três anos lectivos (seis semestres).

Objectivos

i) habilitar os seus graduados com uma formação académica fundamentada nas áreas científicas consideradas pelo Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência, como requisito de acesso ao curso de Qualificação Profissional para a Docência, 2.º ciclo de estudos, como professor de Educação Física e Desporto.

ii) habilitar os seus graduados com uma formação científica adequada em aspectos básicos e específicos ligados ao universo das Actividades Físicas e do Desporto, bem como, o domínio dos meios, dos métodos e das técnicas, permitindo-lhes, por isso, assegurar uma boa e ampla perspectiva para o exercício das actividades profissionais e laborais próprias do licenciado em Educação Física e Desporto.

 

TESTEMUNHOS

Sem_Ttulo
Rui Mota
Licenciado em Educação Física e Desporto pela ESEF
Treinador de Futebol
Veja o testemunho aqui

 

Filipe


Filipe Ferreira
Licenciado em Educação Física e Desporto pela ESEF
Sensei de Karate
Veja o testemunho aqui

 


Áreas de intervenção do licenciado em Educação Física e Desporto

 

Acesso aos mestrados:

Professor de Educação Física e Desporto
Diversas áreas do Desporto

O Licenciado em Educação Física e Desporto estará habilitado a:

- Ingressar em cursos de 2.º Ciclo (mestrado) que habilitam para o exercício profissional docente e ainda Treino Desportivo, Gestão do Desporto e Exercício Físico e Saúde.

- Desempenhar funções em organizações desportivas diversificadas, nomeadamente no exercício de funções de treinadores e outros profissionais do desporto, cuja acção incide no aconselhamento e na prescrição da actividade física para atletas em formação inicial, pessoas sedentárias e/ou portadoras de deficiência motora ou mental.

Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia
16 Matemática
18 Português

Classificações Mínimas: 95

Fórmula de Cálculo = Ensino secundário * 65% + Prova de Ingresso*35%.

Outras formas de ingresso:

* Acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos (Decreto-lei n.º64/2006)
* Titulares de cursos médios ou superiores
* Mudança de Par/Instituição

Candidatura Online

Plano de estudos em vigor

 

Coordenação de Curso:
Coordenação da Licenciatura em Educação Física e Desporto -  Aldina Sofia Silva e Dimas Pinto
Email da Coordenação de Curso:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Registo inicial: R/A-Ef 185/2012 de 30-07-2012


22/3/2019

Consulte toda a informação em Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior-A3ES

Regulamento do 1.º ciclo de estudos da licenciatura em Educação Física e Desporto

Regulamento das Unidades Curriculares de Iniciação à Prática Profissional I e II (Anexo1_PlanoPropostadeIPP; Anexo2_IPP1_Avaliacao; Anexo2_IPP2_Avaliacao)

   
ico_destaques Veja o testemunho de antigos alunos   


Apresentação:

A Licenciatura em Educação Básica pretende assumir uma visão atualizada das necessidades formativas dos profissionais do ensino perante as novas dinâmicas e necessidades da sociedade do século XXI, relevando o papel do profissional reflexivo, dotado de grande competência científica na sua área específica, atualizado, com capacidade empreendedora e auto-formadora.

Proporciona uma formação abrangente que constitui uma etapa de aprendizagem promotora da aquisição de competências pedagógicas, culturais e científicas para intervir em diversos contextos educativos formais e não formais. Habilita ainda, o licenciado para a candidatura aos 2º ciclos de estudos de qualificação para a docência numa das seguintes áreas: educação pré escolar; ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; educação pré escolar e ensino 1.º Ciclo Ensino Básico; ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. 

Pretende-se a aquisição de competências e de conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, bem como o desenvolvimento de capacidades e atitudes de análise crítica, inovação e de investigação no domínio da Educação Básica concretizadas nos seguintes objetivos:

i) Mobilizar conhecimentos de diferentes áreas científicas consideradas pelo Decreto-Lei n.º 43/2007 de 22 de Fevereiro, proporcionando a base necessária à prossecução dos estudos ao nível de mestrado (pré escolar, 1.º ciclo e 2.º ciclo) e o desempenho profissional em funções técnicas na área da Educação em contextos não formais;

ii) Desenvolver competências de pesquisa e análise crítica de informação;

iii) Proporcionar o contacto com diferentes contextos de aprendizagem: formais e não formais;

iv) Desenvolver competências de observação, análise e reflexão a partir da experiencia nos diferentes contextos educativos;

v) Desenvolver competências para trabalhar em equipa na elaboração, implementação e avaliação dos mais diversos projetos;

vi) Contribuir para a evolução das competências profissionais através da participação ativa e empenhada em projetos de investigação e intervenção educativa nos diferentes contextos;



O Licenciado em Educação Básica estará habilitado a:

- Ingressar em cursos de 2.º Ciclo (mestrado) que habilitam para o exercício profissional docente ao nível do pré-escolar e dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.

- Desempenhar funções de técnico de educação em diversos contextos educativos como creches, jardins de infância e escolas.

- Participar em projectos educativos em situações formais e não-formais.

- Acompanhar atividades educativas (ex: estudo acompanhado).

- Prestar apoio a bibliotecas.

- Participar em projectos de inovação pedagógica e de investigação.

- Elaborar e avaliar recursos didácticos.

- Elaborar recursos de divulgação e formação cultural.

- Promover actividades de salvaguarda do ambiente, património, saúde, identidade cultural e linguística.

- Prestar apoio a imigrantes na sua inserção, tendo em conta, nomeadamente, a aprendizagem da língua e da cultura.



Os candidatos podem concorrer com um dos seguintes conjuntos de Provas de Ingresso:

    • 16 Matemática e 18 Português

    ou

    • 17 Mat. Apl.Ciências Soc. e 18 Português

 

Classificações Mínimas: 95

Fórmula de Cálculo:  Ensino secundário * 65% + Prova de Ingresso * 35%.

Outras formas de ingresso:

  • Acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos (Decreto-lei n.º 64/2006)
  • Titulares de cursos médios ou superiores
  • Mudança de curso
  • Reingresso
  • Transferência

Candidatura Online

Plano de estudos em vigor

 



Comissão coordenadora do curso:

Rosa Martins - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

João Carlos Pascoinho -  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Registo inicial: R/A-Ef 97/2011 de 18-03-2011

Registos de alteração: R/A-Ef 97/2011/AL01 de 23-07-2014

Regulamentos:

Regulamento do 1º Ciclo de Estudos da Licenciatura em Educação Básica

Regulamento de Iniciação à Prática Profissional I e II Licenciatura em Educação Básica

 

Creche

Edital de abertura de concurso:

Com o curso de Pós-graduação em Creche, pretende-e desenvolver, junto de Educadores de Infância e outros agentes implicados na educação, competências conhecimentos científicos, pedagógicos, técnicos e capacidades de análise crítica, de inovação e investigação no domínio específico da Creche.

Competências e conhecimentos a adquirir:

1- Fornecer conhecimentos interdisciplinares de educação, psicologia, biologia e neurociências que pretendem aperfeiçoar as melhores formas a promover o processo do desenvolvimento global da criança. 

2- Conhecer teoricamente as  Metodologias  atuais de intervenção educativa para crianças dos 0 aos 3 anos, agentes educativos e família. 

3-Incrementar competências técnicas e conhecimentos atuais, para uma eficaz reflexão e  atuação educativa no âmbito da identificação, compreensão e criação de estratégias que estimulem os processos cognitivos, socio-emocionais e psicomotores que venham a  potencializem formas de aprendizagem . 

4- Potenciar capacidade de análise, inovação e investigação em Creche.        

 


Destinatários

São admitidos à frequência deste curso, os candidatos que satisfaçam um dos seguintes critérios:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Não licenciados, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a sua realização;

Condições de Acesso

N.º de vagas: máximo 30 alunos

Documentação: Boletim de Candidatura fornecido pelos Serviços da ESEF e devidamente preenchido; Curriculum Vitae (c.f modelo europeu); Certificado de Habilitações; Declaração do Tempo de Serviço Docente; Certificados de Acções de Formação; 1 foto tipo passe.

Critérios de seriação: formação académica e profissional; funções desempenhadas no sistema educativo; participação na elaboração, operacionalização ou acompanhamento de projectos e programas educativos; publicações, artigos e comunicações; tempo de serviço docente.

Plano de Estudos: aqui

Duração: 9 meses

ECTS: 60

Horas Totais: 300 horas

Modelo formação: Suporte mediatizado (B-Learning)

Propinas: Valor da propina mensal é de 165 Euros * 9 meses.

Grau de estudos: Pós-Graduação

Cronograma da Formação: Consulte aqui.


Coordenação do curso:

Dulce Noronha

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Telefone: 253 509 000

Extensão: 305

1- Fornecer conhecimentos interdisciplinares de educação, psicologia, biologia e neurociências que pretendem aperfeiçoar as melhores formas a promover o processo do desenvolvimento global da criança. 

2- Conhecer teoricamente as  Metodologias  atuais de intervenção educativa para crianças dos 0 aos 3 anos, agentes educativos e família. 

3-Incrementar competências técnicas e conhecimentos atuais, para uma eficaz reflexão e  atuação educativa no âmbito da identificação, compreensão e criação de estratégias que estimulem os processos cognitivos, socio-emocionais e psicomotores que venham a  potencializem formas de aprendizagem . 

4- Potenciar capacidade de análise, inovação e investigação em Creche.        

   

Pág. 2 de 2

<< Início < Anterior 1 2 Seguinte > Final >>
joomla template