DESCRIÇÃO GERAL DO PROJECTO E DOS OBJECTIVOS Versão para impressão

O Observatório sobre Crianças e sobre a Infância no Concelho de Fafe (OCIF), criado e coordenado pelo Instituto de Estudos Superiores de Fafe, visa a estruturação de um espaço que abrange dois eixos de acção:

  • a elaboração de um sistema de recolha e tratamento de informação sobre a situação da infância no concelho de Fafe;
  • a promoção de actividades em torno deste grupo social (0-12 anos), a partir de uma perspectiva multidisciplinar e interinstitucional.

Pretende-se construir um espaço de investigação e intervenção social que permita contribuir para um conhecimento mais aprofundado sobre a situação da infância no concelho.

 

A longo prazo, o OCIF tem como objectivos principais:

1.     Actuar ao nível local em questões associadas à infância e à educação no concelho de Fafe.

2.    Desenvolver relações privilegiadas entre o IESF e as instituições que actuem directamente sobre e com a infância.

3.     Promover espaços de troca e partilha de experiências e boas práticas para e com crianças no concelho de Fafe.

4.     Contribuir para o desenvolvimento de linhas de investigação/intervenção com o grupo social da infância (0-12 anos).

 

 

Pretende-se:                 

  • Criar uma página Web na página do IESF, em actualização permanente, com a informação recolhida: caracterização do concelho, dados sobre o grupo social da infância, textos de trabalho produzidos com os principais resultados e experiências relevantes em curso, acervo bibliográfico, notícias sobre a infância, links para sites sobre infância, trabalhos desenvolvidos pelos docentes/investigadores, pelos alunos, etc.
  • Criar uma base de dados sobre a situação da infância no concelho de Fafe nas suas várias dimensões: sociais, económicas, demográficas, culturais, psicológicas, educativas, desportivas e médicas.
  • Assessorar a implementação de práticas inovadoras de educação e intervenção social e técnica sobre, para e com crianças considerando sempre a acção a partir dos Direitos da Criança.
  • Criar um espaço no IESF para a comunidade do concelho de Fafe que trabalhe em complementaridade com outros projectos desenvolvidos no IESF como o Gabinete de Psicologia e o Centro de Formação.
  • Realização de Seminários, Workshops e demais eventos que permitam divulgar os resultados do projecto.
  • Acções nos Agrupamentos e outras instituições no concelho que trabalhem/actuem sobre e com a infância sobre as várias temáticas envolvidas no projecto.

Estando envolvidos docentes/ investigadores da ESEF, professores/educadores, representantes de instituições do concelho de Fafe e alunos, delimitar-se-ão, para a consecução do mesmo, em diferentes áreas de trabalho.