Darwin e a Origem das Espécies Versão para impressão

Darwin e a Origem das Espécies

- Concurso de Posters -

 Darwin e a Origem das Espécies

 

Há 150 anos, o naturalista Charles Darwin reuniu as suas observações feitas durante a sua viagem de circum-navegação a bordo do HMS Beagle na sua obra “A Origem das Espécies”. Nela descreve a ocorrência da evolução biológica, apontando não só uma origem comum a todas as espécies presentes na Terra mas essencialmente um mecanismo de adaptação de cada espécie ao seu meio ambiente.

 

O seu conceito de evolução é único no que respeita à percepção de que pequenas mudanças ao longo de um grande intervalo de tempo conduzem a uma enorme diversidade de seres vivos. Para explicar a sua teoria, Darwin alterou profundamente a forma de pensar sobre o que se observa, passando a questionar a função em detrimento do objectivo e enfatizando o facto de que a variação sobre a qual a selecção natural actua se deve ao acaso.

 

Em 2009, diversas iniciativas nacionais e internacionais celebram os 200 anos do nascimento de Darwin (12 de Fevereiro de 1809) e os 150 anos da publicação do seu livro “A Origem das Espécies” (24 de Novembro de 1859). O IESF, como instituição promotora de cultura científica e o OCIF, na sua missão de valorização da participação das crianças em projectos educativos, juntam-se a estas iniciativas organizando um concurso de posters aberto a toda a comunidade escolar do concelho de Fafe.

 


Informações gerais

 

Destinatários

 

O concurso destina-se a todos os alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário, das escolas públicas e privadas do concelho de Fafe.

Os diferentes níveis de ensino concorrem em cinco escalões distintos:

          - 1º Escalão: ensino pré-escolar,

          - 2º Escalão: 1º ciclo do ensino básico,

          - 3º Escalão: 2º ciclo do ensino básico,

          - 4º Escalão: 3º ciclo do ensino básico,

          - 5º Escalão: ensino secundário.

 

 

Datas importantes

O concurso tem início a 12 de Fevereiro de 2009 e termina no dia 24 de Novembro de 2009, com a inauguração da exposição pública dos 5 melhores posters de cada escalão e a atribuição dos prémios.      

Os trabalhos (duas fotografias digitais, em formato JPEG e com tamanho máximo de 200 Kb cada) deverão ser enviados até 30 de Setembro de 2009 para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , indicando no assunto “concurso de posters”, com as seguintes informações:

             - Nome e morada do Jardim-de-infância ou Escola;

             - Nome e contacto do(a) professor(a) responsável;

             - Nome da turma ou aluno(ficcional).

 

Após selecção dos posters a integrar a exposição, os autores serão avisados e deverão enviar o trabalho original para a morada indicada na resposta. Todas as candidaturas terão resposta, independentemente do resultado da avaliação.

 

 

Elaboração dos posters

Os posters devem ter dimensões iguais ou aproximadas ao formato A2 (420mm x 594mm).

Para os 1º e 2º escalões, as técnicas a utilizar são livres, desde que o resultado final seja bidimensional. Para os 3º, 4º e 5º escalões, os posters deverão ser realizados em suporte digital.

 

 

Avaliação

Os posters recebidos até ao dia 30 de Setembro de 2009 serão avaliados por um painel composto por 12 especialistas nas áreas da biologia, geologia, arte e educação. Estes especialistas incluem docentes do IESF, um investigador da Universidade do Porto e uma designer gráfica graduada pela Royal Collegue of Arts, bem como alunos finalistas das licenciaturas em Educação de Infância e Professores do Ensino Básico do IESF.

Numa primeira fase, serão pré-seleccionados 10 posters de cada escalão, seriados por ordem de classificação e os 5 melhores classificados em cada grupo deverão ser entregues nas instalações do IESF no prazo de 15 dias depois da comunicação dos resultados. O não envio do trabalho implica a sua desclassificação, sendo neste caso seleccionado o poster seguinte na ordem de classificação.

Numa segunda fase, será seleccionado um poster vencedor em cada escalão, de entre os 5 pré-seleccionados e recebidos no prazo estipulado. Cada vencedor irá receber um prémio.