Mestrado em Educação, nas áreas de especialização de Gestão e Administração Educacional e Supervisão Pedagógica e Inovação
Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior por um período inicial de três anos, na sua reunião de 2020/06/30
Vagas: 20 vagas para cada um dos ramos de especialidade.
Duração: 2 anos (plano de estudos especial de um ano (1) lectivo para docentes especializados em Administração Escolar ou em Supervisão pedagógica)
Aguarda abertura de candidaturas – desejo ser contactado no momento de abertura de candidaturas
Início das atividades lectivas: outubro de 2020
O Mestrado em educação, nas áreas de especialização de Gestão e Administração Educacional e Supervisão Pedagógica e Inovação da ESE de Fafe é um mestrado dirigido preferencialmente a profissionais que trabalham em contextos educativos ou com valências educativas, visando promover i. a reflexão sobre o próprio desempenho profissional; ii. uma visão ética, crítica, integradora e multifacetada dos fenómenos e ação educativa; iii. uma formação teórica e metodológica aprofundada e atualizada na área das ciências da educação; iv. a compreensão da investigação científica como fundamental para os processos de transformação de políticas e práticas de educação e formação; e v. capacitar para o desenho, desenvolvimento e relato de projetos de investigação/ intervenção inovadores, preferencialmente com inserção e impacto na qualidade dos estabelecimentos de ensino.
Especificamente para a área de especialidade em Supervisão Pedagógica, o mestrado visa preparar para o exercício de funções de coordenação de estruturas de natureza educativa, de coordenação da formação e, em particular, o exercício de funções de orientação e supervisão da formação inicial e contínua de educadores e professores. Na área de especialidade em Administração, o ciclo de estudos tem em vista a qualificação profissional através do desenvolvimento de competências de diagnóstico, de conceção e de coordenação para o exercício de atividades de gestão em organizações do setor da educação a nível central, regional ou local.
Podem candidatar-se ao Curso de Mestrado em Educação, áreas de Especialização em Administração e Organização Escolar e em Supervisão Pedagógica e Inovação:
a.Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário, profissionalizados e titulares do grau de licenciatura, e outros titulares do grau de licenciatura em áreas afins ou com atividade profissional relevante face aos objetivos do curso;
b.Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);
c.Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESE de Fafe, desde que nas áreas referidas na alínea a);
d.Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESE de Fafe.
1. Desenvolvimento curricular
1.1. Ramos, opções, perfis, maior/menor ou outras formas de organização em que o ciclo de estudos se estrutura
1.1. Ramos, opções, perfis, maior/menor ou outras formas de organização em que o ciclo de estudos se estrutura |
Gestão e Administração Educacional |
Supervisão Pedagógica e Inovação |
1.2. Estrutura curricular
Mapa II - Gestão e Administração Educacional
1.2.1. Ramo, opção, perfil, maior/menor ou outra: Gestão e Administração Educacional
Área Científica |
Sigla |
ECTS Obrigatórios |
ECTS Mínimos optativos |
Administração Educacional |
AE |
90 |
|
Metodologia de Investigação |
MIE |
7.5 |
|
Ciências da Educação |
CE |
7.5 |
15 |
|
|
105 |
15 |
Mapa II - Supervisão Pedagógica e Inovação
1.2.1. Ramo, opção, perfil, maior/menor ou outra: Supervisão Pedagógica e Inovação
Área Científica |
Sigla |
ECTS Obrigatórios |
ECTS Mínimos optativos |
Supervisão Pedagógica |
SP |
82.5 |
7.5 |
Metodologia de Investigação |
MIE |
7.5 |
|
Ciências da Educação |
CE |
7.5 |
15 |
|
|
97.5 |
22.5 |
1.3 Plano de estudos
Mapa III - Gestão e Administração Educacional
1.3.1. Ramo, opção, perfil, maior/menor ou outra: Gestão e Administração Educacional
1.3.2. Ano/semestre/trimestre curricular:
1.º e 2.º ano
1.3.3 Plano de Estudos |
||||||
Unidade Curricular |
Área Científica |
Duração |
Horas Trabalho |
Horas Contacto |
ECTS |
Observações |
Epistemologia e Investigação em Educação |
MIE |
S1 |
187.5 |
TP-30; TC-15; OT-15 |
7.5 |
Obrigatória |
Conhecimento, Aprendizagem e Tecnologias |
CE |
S1 |
187.5 |
TP-30; OT-15 |
7.5 |
Opcional 1 |
Psicossociologia das Organizações Educativas |
CE |
S1 |
187.5 |
TP-30; OT-15 |
7.5 |
Opcional 1 |
Relações Interpessoais: Agentes, Contextos e Intencionalidades |
CE |
S1 |
187.5 |
TP-30; OT-15 |
7.5 |
Opcional 2 |
História e Filosofia da Educação |
CE |
S1 |
187.5 |
TP-30; OT-15 |
7.5 |
Opcional 2 |
Educação Comparada |
CE |
S1 |
187.5 |
TP-30; OT-15 |
7.5 |
Obrigatória |
Informática Aplicada à Gestão Escolar |
AE |
S2 |
125 |
TP-30; OT-15 |
5 |
Obrigatória |
Gestão Financeira Aplicada às Instituições Educativas |
AE |
S2 |
125 |
TP-30; OT-15 |
5 |
Obrigatória |
Teorias e Práticas de Administração Escolar |
AE |
S2 |
125 |
TP-30; OT-15 |
5 |
Obrigatória |
Gestão Pedagógica de Escolas e Agrupamentos |
AE |
S2 |
187.5 |
T-15; OT-15 |
7.5 |
Obrigatória |
Avaliação Institucional e Avaliação de Desempenho |
AE |
S2 |
187.5 |
T-15; OT-15 |
7.5 |
Obrigatória |
Projeto ou Dissertação |
AE |
S3/S4 |
1500 |
OT-60 |
60 |
Obrigatória |
Mapa III - Supervisão Pedagógica e Inovação - 1.º e 2.º ano
1.3.1. Ramo, opção, perfil, maior/menor ou outra: Supervisão Pedagógica e Inovação
1.3.2. Ano/semestre/trimestre curricular:
1.º e 2.º ano
1.3.3 Plano de Estudos |
||||||
Unidade Curricular |
Área Científica |
Duração |
Horas Trabalho |
Horas Contacto |
ECTS |
Observações |
Epistemologia e Investigação em Educação |
MIE |
S1 |
187.5 |
TP-30; TC-15; OT-15 |
7.5 |
Obrigatória |
Psicossociologia das Organizações Educativas |
CE |
S1 |
187.5 |
TP-30; OT-15 |
7.5 |
Opcional 1 |
Conhecimento, Aprendizagem e Tecnologias |
CE |
S1 |
187.5 |
TP-30; OT-15 |
7.5 |
Opcional 1 |
Relações Interpessoais: Agentes, Contextos e Intencionalidades |
CE |
S1 |
187.5 |
TP-30; OT-15 |
7.5 |
Opcional 2 |
História e Filosofia da Educação |
CE |
S1 |
187.5 |
TP-30; OT-15 |
7.5 |
Opcional 2 |
Educação Comparada |
CE |
S1 |
187.5 |
TP-30; OT-15 |
7.5 |
Obrigatória |
Inovação Curricular e Mudança Educativa |
SP |
S2 |
187.5 |
TP-30; OT-15 |
7.5 |
Obrigatória |
Modelos de Supervisão e Formação de Professores |
SP |
S2 |
187.5 |
TP-30; OT-15 |
7.5 |
Obrigatória |
Supervisão e Avaliação de Desempenho Docente |
SP |
S2 |
187.5 |
TP-30; TC-15 |
7.5 |
Obrigatória |
Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação na Educação em Matemática |
SP |
S2 |
187.5 |
S-10; TC-15; OT-15 |
7.5 |
Opcional 3 |
Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação em Línguas |
SP |
S2 |
187.5 |
S-10; TC-15; OT-15 |
7.5 |
Opcional 3 |
Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação em Ciências |
SP |
S2 |
187.5 |
S-10; TC-15; OT-15 |
7.5 |
Opcional 3 |
Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação em artes
|
SP |
S2 |
187.5 |
S-10; TC-15; OT-15 |
7.5 |
Opcional 3 / |
Supervisão: Observação, Orientação e Avaliação em Educação Física |
SP |
S2 |
187.5 |
S-10; TC-15; OT-15 |
7.5 |
Opcional 3 |
Projeto ou Dissertação |
SP |
S3/S4 |
1500 |
OT-60 |
60 |
Obrigatória |
Coordenação Científica
Cândido Costa Gomes
António Mesquita Guimarães
Coordenação Executiva
João Pascoinho
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar