Avaliação Pedagógica com Recurso às Tecnologias Digitais – b.learning
Candidaturas:
Presencialmente nos serviços académicos ou através do Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Deste modo, são objeto de interesse:
- Conceber e desenvolver processos de avaliação pedagógica que sejam úteis para melhorar a qualidade das aprendizagens;
- Compreender os enquadramentos normativos e as recomendações internacionais em matéria de avaliação pedagógica;
- Conhecer metodologias, ferramentas e instrumentos diversificados de avaliação pedagógica;
- Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula;
- Compreender o papel das tecnologias digitais na avaliação pedagógica;
- Conhecer aplicações e plataformas onde a inteligência artificial pode otimizar o processo de avaliação ensino e de aprendizagem;
- Desenhar planos integrados de avaliação pedagógica e construir instrumentos de suporte.
Destinatários
O curso tem como principais destinatários educadores e professores profissionalizados, com mais de cinco anos de serviço. Os professores e educadores com menos de 5 anos de serviço docente podem realizar o curso de Pós-Graduação e, posteriormente, solicitar a convalidação da formação, tornando-se professores especializados no ano em que completarem os cinco anos de serviço.
Condições de Acesso
N.º de vagas: máximo 30 alunos
Documentação:
Os candidatos devem entregar no momento da candidatura:
- Certificado de Habilitação autenticado
- Declaração de Tempo de Serviço docente;
- Curriculum Vitae.
- Uma fotografia tipo passe.
Critérios de seriação: formação académica e profissional; funções desempenhadas no sistema educativo; participação na elaboração, operacionalização ou acompanhamento de projetos e programas educativos; publicações, artigos e comunicações; tempo de serviço docente.
Componente |
Unidade curricular/módulo |
Horas |
Total Contacto |
||||
contacto |
trabalho autónomo |
total |
ECTS |
||||
|
|
||||||
Formação geral em Ciências da Educação |
Metodologia de Investigação |
25 |
50 |
75 |
3 |
60 horas |
|
Educação comparada |
35 |
40 |
75 |
3 |
|||
|
|
|
|
|
|
|
|
Formação específica na área de especialização |
Estratégias e metodologias em contexto de aprendizagem com ferramentas digitais de suporte à avaliação pedagógica |
50 |
75 |
125 |
5 |
180 horas |
|
Essência, fundamentos e princípios da Avaliação Pedagógica |
50 |
50 |
100 |
4 |
|||
Avaliação na aprendizagem cooperativa com recursos educativos digitais |
25 |
50 |
75 |
3 |
|||
Inteligência Artificial aplicada à Avaliação |
25 |
50 |
75 |
3 |
|||
Avaliação de Escolas, organização Educativa e Professores |
30 |
45 |
75 |
3 |
|||
|
|
|
|||||
Formação orientada para o projeto |
Projeto no domínio da formação |
60 |
90 |
150 |
6 |
60 horas |
|
Total contacto |
|
300 horas |
Duração e modelo de ensino
O Curso tem uma carga horária total de 300 horas.
O curso é lecionado na modalidade b.learning, tendo como base a plataforma Moodle e a comunicação assíncrona, de forma a potenciar uma gestão individualizada das tarefas de ensino-aprendizagem e a compatibilização das tarefas profissionais ou de dificuldades de deslocação com o sucesso académico.
Preçário
O valor da propina mensal
Coordenação do curso:
Corrdenadora: Fernanda Macedo
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar