Português (pt-PT)English (United Kingdom)

José Carlos Meneses Rodrigues [ESEF]

Em julho de 2011, saiu a publicação resultante do Seminário Internacional Luso-Brasileiro, realizado em setembro de 2010 sob a égide do CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade) – unidade de investigação onde está integrado José Carlos Meneses Rodrigues.

As misericórdias, como instituições de assistência, com origem nas confrarias medievais, surgiram em Portugal na viragem do século XV para o século XVI, difundindo-se rapidamente pelo mundo de expressão portuguesa.

Uma das 39 comunicações (p. 255-272) coube ao docente em causa – A Misericórdia de Penafiel e o seu legado artístico-cultural (séculos XVII-XIX). Aborda o essencial da sua história (500 anos em 2009), a arquitetura da igreja da Santa Casa e da de Santo António dos Capuchos (adquirida em 1834), bem como a talha que as reveste, com programas dominantes do neoclássico (século XVIII, início do século XIX) e rococó (século XVIII), respetivamente.

A imaginária mereceu algum espaço, distinguindo-se os espécimes que integram o Museu de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia, destacando-se a Visitação: encontro de Santa Isabel com a Virgem Maria, que já integrou o retábulo-mor da igreja.

joomla template