Português (pt-PT)English (United Kingdom)

José Carlos Meneses Rodrigues [ESEF]

A responsabilidade do evento (outubro de 2009) pertenceu ao Grupo de Investigação Arte e Património Cultural no Norte de Portugal (CEPESE), financiada pela Fundação para a Ciência e a Cultura, com 32 comunicações de portugueses, brasileiros e espanhóis, cuja obra foi recebida em janeiro de 2011.

José Carlos Meneses Rodrigues, integrou o evento com Talha no Baixo Tâmega e no Vale do Sousa encomendada às escolas artísticas do Porto e de braga (séc. XVIII).

O estudo abarca o século XVIII – do Barroco nacional à transição Rococó-Neoclássico -, conglomerando as interpretações de artistas e artífices (entalhadores, ensambladores, escultores, pintores e douradores) dos centros artísticos das cidades do Porto e de Braga, um painel de tratadística erudita que se transmite à periferia, Baixo Tâmega e Vale do Sousa, no caso. As encomendas envolvem procuradores de párocos, juízes das igrejas, confrarias, abades e abadessas dos mosteiros, misericórdias… Especificamos os retábulos-mores, acrescentamentos de retábulos, tribunas e tronos, pinturas e douramentos.

joomla template