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Celeste Lopes [ESEF]

Atualmente, e de acordo com alguma evidência empírica, dominar o código escrito é uma aptidão básica para viver, participar e usufruir da realidade que nos rodeia. Aumenta o nosso potencial comunicativo e, simultaneamente, é o grande facilitador das aprendizagens escolares. A incapacidade de ler bem, como está demonstrado, gera, inevitavelmente, uma diminuição de oportunidades de realização pessoal e de sucesso profissional”.

A autora aborda as questões relacionadas com a problemática da leitura, a partir de um trabalho de investigação realizado no Norte do país. O estudo situa-se numa linha que procura relevar a importância do domínio do código escrito, mais concretamente a sua vertente recetiva, como elemento privilegiado de toda ação e sucesso educativo. Visa contribuir para uma reflexão e incremento da sinalização, diagnóstico e intervenção, nas dificuldades e problemas de aprendizagem neste domínio. Um dos grandes contributos prende-se com a construção e aplicação de um teste para a avaliação e despiste das dificuldades na compreensão leitora.

A obra poderá interessar a todos os que se preocupam pelas questões educativas como ao público em geral.

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