Português (pt-PT)English (United Kingdom)

Educação visual para a cidadania: um estudo comparativo em contexto escolar

O tema da investigação apoia-se, genericamente, em duas problemáticas de fundo: por um lado, a relevância de uma educação orientada para os valores e a prática de uma cidadania democrática; por outro, o contributo das artes em geral, e da Educação Visual em particular, para a consolidação desse propósito. Se relativamente à primeira problemática parece haver uma consensualidade generalizada, sobretudo a nível académico, já na segunda, embora reconhecidas as valências das artes na educação, são ainda raras as produções científicas que atestem a singularidade e as potencialidades da Educação Visual como via alternativa para uma educação para a cidadania.

A metodologia da investigação consubstanciou-se na investigação-ação, em virtude de se ajustar ao que pretendíamos, ou seja, realizar um trabalho experimental que nos proporcionasse, num primeiro momento, o contacto direto com os sujeitos da investigação, que seriam objeto de acompanhamento e análise. Assim, desenvolvemos um estudo comparativo entre duas turmas de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, da Escola E.B. 2 e 3 de Vila Pouca de Aguiar, no âmbito da disciplina de Educação Visual. Uma das turmas (Grupo Experimental), composta por vinte e seis alunos, foi envolvida num programa de intervenção pedagógica ao longo de dois anos letivos (2002/03 e 2003/04). A outra (Grupo de Controlo) integrou vinte e sete alunos, servindo de referência às análises comparativas, através de inquéritos pontuais. Interessava-nos um processo metodológico caracterizado por ciclos de ação e reflexão que nos fosse permitindo, de forma diacrónica, os (re)ajustamentos necessários para a condução e avaliação permanente das atividades pedagógicas e de investigação.

Abstract

The survey is based on two important issues, on one hand, the relevance of a directive education for values and the practice of a democratic citizenship, on the other hand, the contribution of arts in general, and visual education in particular, to the consolidation of this purpose. In what concerns to the first issue there seems to be a general agreement, specially at an academic level. Referring to the second one, although the acknowledgment of the arts in education is recognised, there are still few scientific studies that prove and certify the peculiarity and the potentialities of using arts as an alternative way for a citizenship education.

 This work was based on an investigation and performance to a just to our needs, i.e, to make an experimental work that would give us in first moment a close connection with people involved in this matter, which would be the object of support and analysis. Thus we called out a comparative study between two classes in first years of High School in EB 2,3 de Vila Pouca de Aguiar in what concerns the subject of visual education. One of these classes (Experimental Group) consisting of 26 students was involved in a pedagogical experiment programme during two school years (2002/03 and 2003/04). The other one (Control Group) consisting of 27 students, was used as a reference to the comparative analysis through questionnaire applied from time to time.in society. One the other hand, we also concluded that the citizenship learning overpasses the limits and the responsibilities of the school space. It’s possible to learn citizenship in several contexts through our life, although the school one is the most important in what concerns to this subject.

Ler o artigo completo

joomla template