Português (pt-PT)English (United Kingdom)

PDF | Versão para impressão |

Complementos de Formação em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Edital de abertura de concurso:

Candidaturas através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou presencialmente nos serviços académicos.

Confere habilitação profissional para a docência no novo grupo de recrutamento 120, ao abrigo da Portaria n.º 260-A/2014, de 15 de dezembro.

Registos na DGES:

Grupo de recrutamento 110: R/CFI-Cr 47/2015

Grupo de recrutamento 220: R/CFI-Cr 48/2015

Grupo de recrutamento 330: R/CFI-Cr 49/2015

Objetivo geral: Qualificar para a docência no novo grupo de recrutamento 120.

Objetivos específicos:

- Fornecer aos futuros professores de inglês os princípios metodológicos para o ensino de uma língua estrangeira a crianças até 10 anos de idade.

- Promover a interculturalidade e a tolerância ativa para a compreensão do novo quadro sociocultural em que os processos educativos devem ser compreendidos.

- Analisar os métodos, técnicas e os materiais didáticos que possam contribuir para a promoção da interculturalidade na sala de aula de Inglês.

- Promover a utilização eficaz da língua inglesa em sala de aula, de modo a ajudar os jovens aprendentes a desenvolverem as suas competências linguísticas.

- Utilizar recursos de sala de aula diversificados e atrativos, recorrendo a canções, rimas e ao storytelling como contributo para o desenvolvimento das competências lexicais e fonéticas.

- Aperfeiçoar competências linguísticas e comunicativas com o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais.

- Refletir sobre como se processa a aquisição de uma língua, verificando as aplicações do conhecimento adquirido neste domínio.

- Distinguir os processos de aquisição de L1 e de L2.

- Aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento da linguagem durante a infância.

- Conhecer o processo de aquisição e de aprendizagem de uma língua estrangeira.

- Consolidar estruturas gramaticais e padrões previamente adquiridos, bem como a identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em inglês.

 

Destinatários

Titulares de qualificação profissional para a docência dos grupos de recrutamento 110, 220 e 330, nas condições previstas na Portaria n.º 260-A/2014, de 15 de dezembro 2014.

Candidaturas: a decorrer 

Realização das provas de conhecimentos: a definir

Publicação da lista seriada: a definir

Matrículas: a definir

Sessão de abertura: a definir

 

Condições de Acesso

N.º de vagas: máximo 40 alunos

Documentação:

-Certificado de Habilitação autenticado

-Declaração de Tempo de Serviço docente;

-Curriculum Vitae (modelo europeu). Toda a informação constante no Curricullum Vitae deve ser fundamentada em documentação oficial, nomeadamente a apresentação de certificados de Ações de Formação;

-Um fotografia tipo passe.

-Fotocópia de Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão;

-Fotocópia do n.º de contribuinte/Cartão de Cidadão.

Critérios de seriação: 

1.Os candidatos à matrícula nos Cursos serão selecionados pelo Coordenador ou por outros docentes selecionados para o efeito, constituídos em júri, tendo em consideração os seguintes critérios: 

a) Nota da licenciatura de acesso ao ciclo de estudos = NF/2 (máximo 10 pontos);
b) Formação contínua certificada (CCPFC) na área do ensino de inglês, realizada pelo docente (em horas); 300h = 10 pontos (máximo 10 pontos).
c) Tempo de serviço na docência contado até 31 de agosto do ano letivo anterior; 25 anos = 10 pontos (máximo 10 pontos).
d) A nota final de candidatura será a resultante dos valores apurados nas alíneas acima =(a+b+c)/3.


2. Os critérios de seriação dos candidatos são os seguintes:

a) Docentes da ESEF e candidatos que realizaram formação inicial e pós-graduada na ESEF;
b) Candidatos que realizaram pré-inscrição;
c) Outros candidatos.

 Prova escrita e oral para comprovar um nível de Inglês C1 ou superior (grupo de recrutamento 110):

1. Os candidatos que não apresentem documentação comprovativa de certificação ao nível C1 ou superior emitido por entidade credível só podem fazer a sua inscrição no complemento de formação superior obtendo a classificação mínima de 9.5 valores nas provas escritas e orais adequadas ao fim em vista.

2. A prova realizar-se-á em data a marcar pelo Diretor da Escola Superior de Educação de Fafe e obedecera aos critérios e componentes de avaliação.

3. Os candidatos que não se encontrem em condições de demonstrar documentalmente, através de certificação equivalente ao nível de Inglês C1 ou superior emitido por entidade credível, deverão, no ato de candidatura, informar que pretendem realizar as provas.

Grupo de recrutamento 220 

Grupo de recrutamento 330 

Número de ECTS de frequência obrigatória, de acordo com a Portaria n.º 260-A/2014, de 15 de dezembro de 2014:

Grupo de recrutamento 110: 40 ECTS

Grupo de recrutamento 220: 30 ECTS

Grupo de recrutamento 330: 30 ECTS

 

Preçário

O valor da propina mensal é de 245 Euros (x6 mensalidades).
Valores inerentes à frequência do curso. consulte aqui 

Coordenação do curso:

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

Telefone: 253 509 000