Animação de Textos Literários Infantojuvenis – b.learning
Os livros e o leitor: entre a inquietação e a liberdade de pensar, de sonhar e de fantasiar...
«Não nascemos leitores, nem tão pouco não leitores. Fazemo-nos leitores ou não leitores, em função das experiências motivadoras ou das experiências desmotivadoras que vivemos, ao longo da nossa vida.»
F. Azevedo & J. Martins s (2011). Formar leitores no Ensino Básico: a mais-valia da implementação de um Clube de Leitura. Da Investigação às Práticas,1 (1), 24-35
Candidaturas:
Presencialmente nos serviços académicos ou através do Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
O Curso de Especialização em Animação da Leitura de Textos Literários Infantojuvenis visa qualificar educadores, professores, bibliotecários, animadores socioculturais e educadores sociais que desejem alargar o seu campo de saberes e/ou privilegiem a atualização de conhecimentos sobre estratégias, técnicas e atividades de animação da leitura, tornando-os capazes de valorizar e promover o estudo da literatura infantojuvenil, estabelecer os critérios adequados para orientar a seleção de leituras e desenvolver projetos de promoção, mediação e animação da leitura em diversos contextos educativos.
Conjugando a exposição teórica com a dinamização de oficinas de formação orientadas por especialistas e profissionais dos setores associados à animação da leitura – artes plásticas, cénicas e musicais –, pretende-se:
i) fomentar a inovação nas práticas pedagógicas associadas à leitura;
ii) valorizar e promover o estudo da literatura infantojuveil;
iii) compreender os processos de leitura;
iv) estabelecer critérios adequados para orientar a seleção de leituras;
v) desenvolver estratégias de promoção, mediação e animação da leitura em contextos educativos formais e não formais.
Destinatários
O curso tem como principais destinatários educadores e professores profissionalizados, com mais de cinco anos de serviço. Os professores e educadores com menos de 5 anos de serviço docente podem realizar o curso de Pós-Graduação em Animação da Leitura de Textos Literários Infantojuvenis e, posteriormente, solicitar a convalidação da formação, tornando-se professores especializados no ano em que completarem os cinco anos de serviço.
Outros grupos de interesse: bibliotecários, técnicos de biblioteca, animadores socioculturais, educadores sociais.
Condições de Acesso
N.º de vagas: máximo 30 alunos
Documentação:
Os candidatos devem entregar no momento da candidatura:
- Certificado de Habilitação autenticado
- Declaração de Tempo de Serviço docente;
- Curriculum Vitae.
- Uma fotografia tipo passe.
Critérios de seriação: formação académica e profissional; funções desempenhadas no sistema educativo; participação na elaboração, operacionalização ou acompanhamento de projetos e programas educativos; publicações, artigos e comunicações; tempo de serviço docente.
Componente |
Unidade curricular/módulo |
|||
Horas contacto |
ECTS |
|||
Formação geral em Ciências da Educação(1) |
Metodologia de investigação educacional |
25 |
3 |
|
Literacias no século XXI – O papel da Escola |
35 |
3 |
||
Formação específica na área de especialização(2) |
Literatura para Crianças e Jovens |
60 |
6 |
|
Leitura e Escrita Criativa |
30 |
3 |
||
Leitura e Expressões Artísticas |
30 |
3 |
||
Promoção, Mediação e Animação da Leitura |
60 |
6 |
||
Formação orientada para o projeto(3) |
Projeto no Domínio da Formação |
60 |
6 |
Duração e modelo de ensino
O Curso tem uma carga horária total de 300 horas. O curso é lecionado na modalidade presencial na Escola Superior de Educação de Fafe, em Medelo, Fafe, e com suporte e.learning, tendo como base a plataforma Moodle e a comunicação assíncrona, de forma a potenciar uma gestão individualizada das tarefas de ensino-aprendizagem e a compatibilização das tarefas profissionais ou de dificuldades de deslocação com o sucesso académico.
Preçário
O valor da propina mensal
Coordenação do curso:
Doutora Joana Cavalcanti
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar