Testemunhos da Licenciatura de Educação Básica
Ser professor ou educador de infância deve ser o concretizar de um sonho. Muitas vezes o concretizar de um sonho acalentado desde a infância.
Ser professor ou educador de infância não deve ser uma escolha racional, baseada na análise do que o mercado precisa no momento - as necessidades do momento atual serão as mesmas nos próximos anos quando toda uma geração de professores e educadores alcançar, finalmente, uma merecida reforma? E serei feliz em qualquer outra profissão que não aquela em que me imagino e a fazer coisas diferentes daquelas com que sonhei?
A escolha de uma profissão é uma decisão, muitas vezes, para 40 anos...E qual a duração de um estudo de empregabilidade? Quantas profissões são consideradas de futuro para imediatamente desaparecerem?
Escolhi a licenciatura em Educação Básica... porque ser Educadora de Infância é o meu sonho e porque sei que o pais irá precisar sempre de professores e de educadores"
Decidi não abandonar o sonho, a vocação, sei que o pais irá precisar sempre de professores e de educadores de infância"
O curso trouxe-me a infinita alegria de trabalhar com crianças.
Aprender a fazer o que sempre quis; A companhia das melhores amigas do mundo ajudou a tornar tudo perfeito.
O mais importante para a escolha de um curso? Imaginar como nos iremos sentir como profissionais 5 anos após a licenciatura, 10 anos após a licenciatura, 15 anos após a licenciatura… sabia que queria passar esses anos rodeada de crianças, participar do seu crescimento, ajudá-las a conhecer o mundo. Não me imaginava de outra forma. Quando pensei isso, sabia que a decisão estava tomada.
São três anos de trabalho. Não parece quando se olha para as fotografias. Os professores são exigentes – lembram-nos sempre a responsabilidade e o privilégio que é fazer parte da vida de crianças tão pequenas. Mas nunca nos sentimos sós ou desesperadas: os professores estão sempre perto, param nos corredores para tirar uma dúvida ou apenas para perguntar se tudo corre bem, mesmos os professores de anos anteriores; as colegas são amigas e não adversárias a competir por uma nota... E também foram três anos de muita alegria e companheirismo. E isso vê-se nas fotografias :)
As alunas nas fotografias Andreia Ferreira, Alexandra Castro, Joana Oliveira e Joana Silva são licenciadas em Educação Básica