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Apresentação:

A Licenciatura em Educação Básica pretende assumir uma visão atualizada das necessidades formativas dos profissionais do ensino perante as novas dinâmicas e necessidades da sociedade do século XXI, relevando o papel do profissional reflexivo, dotado de grande competência científica na sua área específica, atualizado, com capacidade empreendedora e auto-formadora.

Proporciona uma formação abrangente que constitui uma etapa de aprendizagem promotora da aquisição de competências pedagógicas, culturais e científicas para intervir em diversos contextos educativos formais e não formais. Habilita ainda, o licenciado para a candidatura aos 2º ciclos de estudos de qualificação para a docência numa das seguintes áreas: educação pré escolar; ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; educação pré escolar e ensino 1.º Ciclo Ensino Básico; ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. 

Pretende-se a aquisição de competências e de conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, bem como o desenvolvimento de capacidades e atitudes de análise crítica, inovação e de investigação no domínio da Educação Básica concretizadas nos seguintes objetivos:

i) Mobilizar conhecimentos de diferentes áreas científicas consideradas pelo Decreto-Lei n.º 43/2007 de 22 de Fevereiro, proporcionando a base necessária à prossecução dos estudos ao nível de mestrado (pré escolar, 1.º ciclo e 2.º ciclo) e o desempenho profissional em funções técnicas na área da Educação em contextos não formais;

ii) Desenvolver competências de pesquisa e análise crítica de informação;

iii) Proporcionar o contacto com diferentes contextos de aprendizagem: formais e não formais;

iv) Desenvolver competências de observação, análise e reflexão a partir da experiencia nos diferentes contextos educativos;

v) Desenvolver competências para trabalhar em equipa na elaboração, implementação e avaliação dos mais diversos projetos;

vi) Contribuir para a evolução das competências profissionais através da participação ativa e empenhada em projetos de investigação e intervenção educativa nos diferentes contextos;



O Licenciado em Educação Básica estará habilitado a:

- Ingressar em cursos de 2.º Ciclo (mestrado) que habilitam para o exercício profissional docente ao nível do pré-escolar e dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.

- Desempenhar funções de técnico de educação em diversos contextos educativos como creches, jardins de infância e escolas.

- Participar em projectos educativos em situações formais e não-formais.

- Acompanhar atividades educativas (ex: estudo acompanhado).

- Prestar apoio a bibliotecas.

- Participar em projectos de inovação pedagógica e de investigação.

- Elaborar e avaliar recursos didácticos.

- Elaborar recursos de divulgação e formação cultural.

- Promover actividades de salvaguarda do ambiente, património, saúde, identidade cultural e linguística.

- Prestar apoio a imigrantes na sua inserção, tendo em conta, nomeadamente, a aprendizagem da língua e da cultura.



Os candidatos podem concorrer com um dos seguintes conjuntos de Provas de Ingresso:

    • 16 Matemática e 18 Português

    ou

    • 17 Mat. Apl.Ciências Soc. e 18 Português

 

Classificações Mínimas: 95

Fórmula de Cálculo:  Ensino secundário * 65% + Prova de Ingresso * 35%.

Outras formas de ingresso:

  • Acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos (Decreto-lei n.º 64/2006)
  • Titulares de cursos médios ou superiores
  • Mudança de curso
  • Reingresso
  • Transferência

Candidatura Online

Plano de estudos em vigor

 



Comissão coordenadora do curso:

Rosa Martins - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

João Carlos Pascoinho -  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Registo inicial: R/A-Ef 97/2011 de 18-03-2011

Registos de alteração: R/A-Ef 97/2011/AL01 de 23-07-2014

Regulamentos:

Regulamento do 1º Ciclo de Estudos da Licenciatura em Educação Básica

Regulamento de Iniciação à Prática Profissional I e II Licenciatura em Educação Básica