Português (pt-PT)English (United Kingdom)

Resumo - Ensinar a ler, ensinar a compreender

Assistimos nos últimos tempos a uma preocupação constante no combate ao insucesso escolar e pode mesmo referir-se que as elevadas taxas de insucesso trazidas a público, poderão ter, segundo alguns dados, subjacente uma má preparação no âmbito da Língua Materna mais concretamente no domínio da leitura, pois dificilmente um aluno que não aprendeu a ler vai conseguir ler para aprender. Embora ler seja a base de quase todas as actividades que se realizam na escola e a leitura seja um acto que implica compreensão, a maioria das pesquisas sobre as actividades de leitura na escola demonstram que nelas não se ensina a entender textos.

Os estudos levados a cabo nesta área têm evoluído substancialmente, e a maioria, para além, de considerar a leitura como: i) um processo complexo e interactivo onde interagem três importantes variáveis: o aluno - com diferentes estruturas cognitivas e afectivas; o contexto - psicológico, social e físico; e ainda os diferentes tipos de texto (forma e conteúdo); ii) considera, também, a leitura como um processo construtivo e dinâmico que só ganha sentido com a compreensão. Como tal a presente comunicação tenta chamar à atenção para o problema e dar assim o seu contributo  nesta  temática.

Abstract

We are currently witnessing a constant concern to struggle with school failure and we can refer that high failure rates brought to public attention, may have, according to some data, an underlying bad preparation in the scope of the Mother Tongue more precisely in the area of reading, since hardly a student who did not learn how to read will read to learn. While reading is the basis of almost all activities that we do in school and reading is an act that requires comprehension, the majority of researches about reading activities in school show that they do not teach how to comprehend texts.

Studies carried out in this area have been evolving substantially, and the majority, not only considers reading: i) a complex and interactive process where three important variables interact: the student – with different cognitive and affective structures; the context – psychological, social and physical; and the different types of text (form and content); ii) but it also considers reading a constructive and dynamic process which gains meaning with comprehension. Therefore the present communication tries to draw attention to the problem and give a contribution to this theme.

Ler o artigo completo

joomla template