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Resumo - Alívio de tristes e consolação de queixosos (1648): novela exemplar

Alívio de tristes e consolação de queixosos (1648), de Mateus Ribeiro, suscita algumas questões problemáticas no que concerne à sua inclusão num determinado subgénero novelesco. Após refutar a sua classificação como novela alegórica – e ressalvando o hibridismo genológico resultante do cruzamento de temáticas e de estruturas diegéticas provenientes dos livros de cavalaria, dos romances sentimentais ou das novelas bizantinas e pastoris –, ao ponderar a intenção do autor insistentemente expressa nos prólogos e atender à função de que se revestem as múltiplas histórias encaixadas na diegese de primeiro nível e os constantes comentários de pendor moralizante, entendemos designar esta obra de ficção narrativa como “novela exemplar”. Com efeito, no quadro das determinações tridentinas, conjugando os preceitos horacianos do prodesse ac delectare, tentando agradar, surpreender e captar a atenção do leitor pela variedade e vivacidade das múltiplas narrativas, Mateus Ribeiro veicula uma lição moral e doutrinária, assente numa ideologia cristã e nos valores da nobreza, afinal o público-alvo desta obra representativa da estética barroca.

Abstract

Alívio de tristes e consolação de queixosos (1648), Mateus Ribeiro’ first book, raises some issues in regard to his inclusion in a particular type of novel. After refute the common classification of allegorical novel - and affirm the hybridism that result from the crossing themes and narratives structures of chivalry books, sentimental romances or byzantine and pastoral novels - considering author’s intention expressed in the prologue, the function of many stories of first level and a constant tendency for moralistic comments, we designate this book as a "exemplary novel". In the context of the tridentine determinations, combining Horace’s precepts prodesse ac delectare, trying to please, surprise and capture reader’s attention with the variety and vivacity of narratives, Mateus Ribeiro conveys a moral lesson and doctrine based on Christian ideology and the values of nobility, the target audience for a book that represent the baroque aesthetic.

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