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The Higher School of Education of Fafe or ESEF (Escola Superior de Educação de Fafe) embodies a Project of Higher Education specially devoted to the training of professionals from the different levels of the education system.

Grounded on an experience of more than 20 years, we pursue the goal of becoming, within a decade, a reference for Europe in what regards initial and post-graduate training of teachers, thanks to methodological innovation and applied research.

ESEF’s website – an always open doorway to our school – intends to reflect in its colors and shapes the availability, youth and audacity that characterize our teaching staff and our students when we accept the challenges of studying and working, competing, in a Teaching space of European dimension.

We leave you with an invitation for you to take part in the construction of this space – through comments, suggestions, or simply by enjoying it – and if, it’s your wish, share our task of building a higher education for the XXI century.


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Mestrado em Educação: Creche

As candidaturas podem ser realizadas online, através do AGE, nos serviços académicos do IESF ou através da coordenação de curso:  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  

O IESF terá o privilégio de ser a primeira instituição de Ensino Superior Portuguesa a oferecer um Mestrado em Creche. O Curso de Mestrado em Educação: Creche do IESF, aposta pessoal da Presidente do Instituto, Doutora Dulce Noronha, mereceu da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3es) a certificação de excelência pedagógica e científica através da acreditação máxima de 6 anos (Registo NCE/16/00148).

A primeira edição do mestrado terá início no próximo mês de setembro e responde a necessidades identificadas no mercado de trabalho ao nível das instituições empregadoras e dos próprios profissionais que desenvolvem a sua atividade profissional com crianças dos 0 aos três anos, incluindo educadores de infância, psicólogos, educadores sociais ou profissionais na área da saúde. Este inovador Mestrado representa um ambicioso primeiro passo do ensino Superior e da tutela para o posicionamento da Creche no sistema educativo e da valorização da especificidade na formação dos profissionais da Creche.

Objetivos gerais:

  • Redefinir a Creche, social e culturalmente, a partir Direito à infância da Criança Competente;
  • Fomentar o conhecimento científico sobre o desenvolvimento e autonomia da aprendizagem da Criança dos 0 aos 3;
  • Apresentar o conhecimento científico das neurociências como a nova ciência potenciadora de um novo construto profissional, reorganizador das práticas em Creche;
  • Estimular a construção e desenvolvimento de resposta de atendimento e bem-estar através de um cuidar pedagógico da Infância;
  • Incentivar reflexões pedagógicas para um contexto educativo de creche enquanto Lugar de infância;
  • Impulsionar a reflexividade ética e cívica do Estatuto na profissionalidade do Educador em Creche;
  • Habilitar profissionais cuja formação multidimensional do Educador de Creche assenta em três paradigmas do trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos: o Assistencialista, o Educativo e o Interventivo;.

 

Objetivos de Aprendizagem:

 

  1.  Adquirir competências, conhecimentos e atitudes altamente especializadas das múltiplas dimensões do Educador de Creche: ser/saber/fazer/e estar com;
  2. Refletir sobre a dimensão ética e cívica da sua profissionalidade, no sentido de adequar a sua prática;
  3. Mobilizar conhecimentos, atitudes e competências no âmbito das metodologias específicas à intervenção educativa em Creche;
  4. Adquirir uma prática profissional no cuidar pedagógico de qualidade com elevado nível científico e multidisciplinar;
  5. Desenvolver competência educativa de atuação numa perspetiva potenciadora e respeitadora dos ritmos da infância;
  6. Integrar conhecimentos e competências que respondam à criança, numa abordagem interventiva, com base diagnóstica, que vise o sucesso de vida da criança;
  7. Incentivar reflexões pedagógicas, no planear, agir, avaliar e intervir, em contexto educativo de creche enquanto lugar de infância;
  8. Apreender, de modo holístico e ecológico, a relevância das parcerias com a família/sociedade, em transformação, do construto do direito à infância da criança competente;
  9. Incrementar o conhecimento sobre a estrutura, a função e desenvolvimento cerebral, a plasticidade do cérebro e seus meios de estimulação, na poda sináptica, na primeira infância;
  10. Evidenciar competências de investigação e reflexão com vista à concetualização de projetos de ação, investigação, inovação científica e pedagógica na área da formação para a intervenção e construção de conhecimento;
  11. Pragmatizar planos de ação que facilitem a adaptação ao contexto de creche e transição harmoniosa no pré-escolar. 

 


  • De dois tipos: prática da atividade educativa em creche, se realizar o estágio; exercício de outras funções educativas em creche e investigação na área, pela elaboração de uma dissertação e respetiva defesa pública.
     

Condições de ingresso:

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação: Creche os candidatos que reúnam as seguintes condições estabelecidas pelo artigo 17º do Decreto-Lei n.º115/2013 de 7 de agosto. Acrescido de um regulamento que define as condições específicas criado pelo órgão legal e estatutariamente competente da ESEF, de acordo com o artigo 26º do Decreto-Lei supra referido.

 

Edital de abertura:


 

Destinatários: 

- Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (pré-Bolonha);

- Licenciados em Educação Básica;

- Licenciados em Serviço Social

- Educadores Sociais e Assistentes Sociais;

- Enfermeiros e Terapeutas (diversas áreas);

- Psicólogos e Psicomotricistas.

 

Horário: O curso funciona em regime Pós-Laboral

 

Candidatura Online

Plano de Estudos

1º SEMESTRE – 1º Ano

Unidade Curricular

Duração

Horas Trabalho

Horas Contacto

ECTS

Docente 

Neurociência e Ética

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Vitorino Costa

Epistemologia e Investigação em Educação

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Rosa Martins (48h)

João Pascoinho (47)

Perfil do Educador em Creche e Desenvolvimento Profissional 

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Dulce Noronha

Atividade Lúdica na Aprendizagem da Literacia e Numeracia

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Paula Maia

Opção 1

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6 a)

César Freitas

2º SEMESTRE – 1º Ano

Unidade Curricular

Duração

Horas Trabalho

Horas Contacto

ECTS

Docente

Neuroanatomia 

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Enrique Justo

Metodologias e Desenvolvimento Curricular em Creche

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Dulce Noronha (48h)

Cristina Mateus (47h)

Despistagem de Problemas de Desenvolvimento 

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 18

6

Sónia Ruão 

Potenciação e Avaliação do Desenvolvimento e Aprendizagem

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Paula Maia

Doenças da 1ª Infância, Nutrição, Higiene e Sono  

2.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Maria Assunção Nogueira

1º SEMESTRE - 2.º Ano

Psicofisiologia 

1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

Enrique Justo

Parentalidade e Agentes Educativos

1.º Semestre

125

TP 57/ OT 19

5

Cristina Machado

Educação da Autorregulação e Autonomia

1.º Semestre

125

TP 57/ OT 19

5

Vitorino Costa

Qualidade Educativa em Creche

1.º Semestre

125

TP 57/ OT 19

5

Dulce Noronha

Didática para as Vivências Sensoriais: curiosidade e significância

1.º Semestre

125

TP 57/OT 19

5

Cristina Mateus 

Parcerias e Trabalho

1.º Semestre

100

TP 38/ OT 19

4

Silvia Azevedo

2º SEMESTRE – 2.º Ano

Estágio ou Dissertação

2.º Semestre

750

OT 19

30

Dulce Noronha

Cristina Mateus

Unidades Curriculares Optativas - OPÇÃO I

Literatura Infantil e Atividades Lúdicas

1.º Ano / 1.º Semestre

150

 

TP 76/ OT 19

6

César Freitas

Comunicação e Linguagem Oral na Creche

1.º Ano / 1.º Semestre

150

TP 76/ OT 19

6

César Freitas

 

Regulamento do Curso de Mestrado em Educação Creche

 

Mais informações através de This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Coordenadora de Curso

Coordenadora de Curso: Professora Doutora Dulce Noronha e Sousa ( This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ); tlm.: 966148705

 

Registo inicial: R/A-Cr 59/2017 de 08-06-2017

17/5/2017

Consulte toda a informação em Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior-A3ES


 

O presente ciclo de estudos tem como principal objetivo a formação avançada e diferenciadora, de recursos com competências técnicas, organizacionais e comportamentais, nas mais diversas áreas da gestão. 

 

Educação da Primeira Infância em Contexto de Creche

Com o curso de Pós-graduação em Educação da Primeira Infância em Contexto de Creche, pretende-se desenvolver, junto de Educadores de Infância e outros agentes implicados na educação, competências conhecimentos científicos, pedagógicos, técnicos e capacidades de análise crítica, de inovação e investigação no domínio específico da Creche.

Destinatários:

  • Licenciaturas de Bolonha: Básica, Social
  • Licenciados em: educadores pré-escolar e professores do ensino Básico
  • Educadores sociais, assistentes sociais e serviço social
  • Enfermeiros e terapeutas
  • Psicólogos e psicomotricistas

Plano de Estudos: aqui  

Duração: 2 Semestres

ECTS: 60

Horas Totais:

Modelo formação:

Propinas: Valor da propina mensal é de 125 Euros * 12 meses.

Grau de estudos: Pós-Graduação


Documentação: Boletim de Candidatura fornecido pelos Serviços da ESEF e devidamente preenchido; Curriculum Vitae (c.f modelo europeu); Certificado de Habilitações; Declaração do Tempo de Serviço Docente; Certificados de Acções de Formação; 1 foto tipo passe.

Candidatura Online

Coordenação do curso:

Dulce Noronha

E-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Telemóvel: 966 148 705

Cristina Mateus

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Íris Oliveira

E-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Telefone: 253 509 000 Extensão: 305

1- Fornecer conhecimentos interdisciplinares de educação, psicologia, biologia e neurociências que pretendem aperfeiçoar as melhores formas a promover o processo do desenvolvimento global da criança. 

2- Conhecer teoricamente as  Metodologias  atuais de intervenção educativa para crianças dos 0 aos 3 anos, agentes educativos e família. 

3-Incrementar competências técnicas e conhecimentos atuais, para uma eficaz reflexão e  atuação educativa no âmbito da identificação, compreensão e criação de estratégias que estimulem os processos cognitivos, socio-emocionais e psicomotores que venham a  potencializem formas de aprendizagem . 

4- Potenciar capacidade de análise, inovação e investigação em Creche.        

 

Candidatura ONLINE

 

BOLETIM DE APRESENTAÇÃO

A competência da gestão dos determinantes da saúde é hoje um aspeto central da estratégia de capacitação das populações, com vista à melhoria dos estilos de vida das mesmas. Todavia, o contexto de profunda inovação e exigência colocada aos profissionais da prescrição do exercício, obrigam a que o desafio da evolução profissional e científica passe por serem capazes de se atualizarem ao nível dos conhecimentos, numa perspetiva sistémica abordada em diferentes níveis de complexidade, por forma a permitir pôr em prática novos e inovadores métodos de intervenção.

Por conseguinte, o propósito da presente especialização, visa:

- contribuir para a atualização técnica e científica sobre os contributos e importância dos diferentes métodos, técnicas, tipos e modos de exercício físico para a proteção da saúde, e sobre a gestão de outros determinantes da saúde no ciclo vital;

- dar resposta à taxa de empregabilidade neste tipo de atividade;

- desenvolver competências ao nível da conceção, avaliação e programação do exercício físico e prevenção de disfunções bio-psico-sociais no ciclo vital;

- desenvolver competências na utilização de técnicas de modificação do comportamento aplicadas ao perfil de fatores de risco para a saúde em cada fase do ciclo vital.

PERFIL DE SAÍDA

O perfil de saída está subordinado à aquisição de competências fundamentais nas áreas prioritárias de intervenção:

  • Avaliação, conceção e programação de programas adaptados de exercício físico;

  • Administração, dinamização e gestão de instalações com base nos sistemas de certificação e reconhecimento da qualidade e excelência;

  • Métodos avançados de avaliação e prescrição no domínio cardiorrespiratório, neuromuscular e funcional para populações especiais.


DESTINATÁRIOS

Podem candidatar-se ao curso pós-graduado:

i) titulares do grau de licenciado ou seu equivalente legal;

ii) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este processo;

iii) titulares de grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo Conselho Científico da ESEF como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

iv) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo Conselho Científico da ESEF como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.


EDITAL


PLANO DE ESTUDOS

É possível, a frequência avulsa de unidades curriculares do plano de estudos


DURAÇÃO: 1 semestre letivo

Horas Totais: 750 horas

Modelo formação: à distância (B-Learning)

Horas de contacto (presenciais): 180

Horas de formação à distância: 120


NÚMERO DE CRÉDITOS (ECTS): 30


CONCESSÃO DO DIPLOMA

É condição necessária para a concessão do diploma a aprovação em todas Unidades Curriculares do plano de estudos.


GRAU DE ESTUDOS: Pós-Graduação

Formação de nível superior, não conferente de grau académico, mas cuja finalização conduz à atribuição de um diploma, conferindo ECTS.


QUALIFICAÇÃO ATRIBUÍDA: Diploma/Certificado


ACESSO A OUTROS CICLOS DE ESTUDOS

Este curso não conferente de grau, permite o prosseguimento de estudos pós-graduados, de acordo com o diagrama do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (www.naricportugal.pt/NARIC).


ÁREA CIENTÍFICA: Exercício e Saúde


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Pós-Laboral: a combinar com os alunos matriculados.


DIRETOR

Prof. Doutor António Manuel Malvas Reis

ESEF – Escola Superior de Educação de Fafe

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LOCAL DE FUNCIONAMENTO E INFORMAÇÕES ADICIONAIS


IESF, Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Lda

Rua Universitária - Medelo, Apartado 178

4824-909 Fafe

Tel. (+351) 253 509 000

Fax. (+351) 253 509 001

Candidatura ONLINE

   

Candidatura ONLINE

 

BOLETIM DE APRESENTAÇÃO

Os processos de transformação por que têm passado os países europeus parece ter um denominador comum que é o acentuar do processo de envelhecimento das suas populações, notando-se uma cada vez maior percentagem da população de uma cada vez maior idade. Esta realidade exige uma nova dinâmica no sentido de se proceder a alterações substanciais nos paradigmas sociais vigentes. Assim, quando se coloca a questão do envelhecimento importa que o processo se faça numa perspetiva ecológica, visando o indivíduo no seu contexto bio-psico-social e as suas capacidades adaptativas. Neste sentido, e dado que a qualidade de vida está intimamente associada a um bom desempenho motor, a prática regular e sistemática de exercício físico torna-se fundamental, uma vez que atua como meio determinante para a autonomia dos sujeitos. Por conseguinte, importa que os profissionais do exercício que trabalham com esta população em concreto possuam competências técnicas e científicas que lhes permitam convenientemente ajustar os programas de exercício às condições específicas de prática desta população, por forma a contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos e das suas famílias.

Face ao anteriormente exposto, o propósito da presente especialização, visa:

- Contribuir para a atualização técnica e científica sobre os contributos e importância dos diferentes métodos, técnicas, tipos e modos de exercício físico para a proteção da saúde, e sobre a gestão de outros determinantes da saúde na fase da velhice;

- Desenvolver competências ao nível da conceção, avaliação e programação do exercício físico e prevenção de disfunções bio-psico-sociais na fase da velhice;

- Desenvolver competências na utilização de técnicas de modificação do comportamento aplicadas ao perfil de fatores de risco para a saúde na velhice.

PERFIL DE SAÍDA

O perfil de saída está subordinado à aquisição de competências fundamentais nas áreas prioritárias de intervenção:

  • Avaliação, conceção e programação de programas adaptados de exercício físico para idosos;
  • Administração, dinamização e gestão de instalações com base nos sistemas de certificação e reconhecimento da qualidade e excelência;
  • Métodos avançados de avaliação e prescrição no domínio morfo-funcional com base nas características bio-psico-sociais desta fase do ciclo vital;
  • Desenvolvimento de programas de reconstituição de capital social (Empowerment) nas várias vertentes de apoio ao idoso (promoção da saúde, prevenção da doença, promoção da vida ATIVA e do lazer).

DESTINATÁRIOS

Podem candidatar-se ao curso pós-graduado:

i) titulares do grau de licenciado ou seu equivalente legal;

ii) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este processo;

iii) titulares de grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo Conselho Científico da ESEF como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

iv) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo Conselho Científico da ESEF como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.


EDITAL


PLANO DE ESTUDOS

É possível, a frequência avulsa de unidades curriculares do plano de estudos


DURAÇÃO: 1 semestre letivo

Horas Totais: 750 horas

Modelo formação: à distância (B-Learning)

Horas de contacto (presenciais): 180

Horas de formação à distância: 120


NÚMERO DE CRÉDITOS (ECTS): 30

 

CONCESSÃO DO DIPLOMA

É condição necessária para a concessão do diploma a aprovação em todas Unidades Curriculares do plano de estudos.


GRAU DE ESTUDOS: Pós-Graduação

Formação de nível superior, não conferente de grau académico, mas cuja finalização conduz à atribuição de um diploma, conferindo ECTS.


QUALIFICAÇÃO ATRIBUÍDA: Diploma/Certificado


ACESSO A OUTROS CICLOS DE ESTUDOS

Este curso não conferente de grau, permite o prosseguimento de estudos pós-graduados, de acordo com o diagrama do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (www.naricportugal.pt/NARIC).


ÁREA CIENTÍFICA: Exercício e Saúde, e Gerontologia


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Pós-Laboral: a combinar com os alunos matriculados.


DIRETOR

Prof. Doutor António Manuel Malvas Reis

ESEF – Escola Superior de Educação de Fafe

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LOCAL DE FUNCIONAMENTO E INFORMAÇÕES ADICIONAIS


IESF, Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Lda

Rua Universitária - Medelo, Apartado 178

4824-909 Fafe

Tel. (+351) 253 509 000

Fax. (+351) 253 509 001

Candidatura ONLINE

 

Candidatura ONLINE

 

BOLETIM DE APRESENTAÇÃO

As instituições que se dedicam ao mercado laboral das atividades físicas e desportivas, pressionadas pelos paradigmas comerciais da sociedade atual, vêem-se confrontadas com o desafio de terem de contratar profissionais com as competências necessárias à geração de valor num mercado cada vez mais ágil e competitivo. Assim, estas procuram sobretudo profissionais versáteis com qualidade e capacidade de diferenciação.

Por conseguinte, o propósito da criação da presente especialização visa:

- contribuir para a diferenciação técnica e científica na área da intervenção em equipamentos e serviços relacionados com a atividade aquática;

- melhoria da oferta qualificada e especializada na área das atividades aquáticas;

- dar resposta à taxa de empregabilidade neste tipo de atividade;

- para fazer face à proliferação de programas e de infraestruturas na área das atividades aquáticas;

- reduzir as assimetrias regionais em termos formativos;

PERFIL DE SAÍDA

O perfil de saída está subordinado à aquisição de competências fundamentais nas áreas prioritárias de intervenção:

  • Gestão pedagógica e didática das atividades aquáticas (desportivas; formativas e utilitárias; manutenção, lazer e recreio; populações especiais e adaptadas);
  • Administração, dinamização e gestão de instalações aquáticas com base nos sistemas de certificação e reconhecimento da qualidade e excelência;
  • Manutenção de piscinas (sistema de medição e monitorização de indicadores de gestão): i) sistemas de tratamento e transporte de ar e água; ii) sistemas de desinfeção, aquecimento e isolamento; iii) avaliação de riscos, prevenção, segurança, acessibilidade, monitorização e controlo.

DESTINATÁRIOS

Podem candidatar-se ao curso pós-graduado:

i) titulares do grau de licenciado ou seu equivalente legal;

ii) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este processo;

iii) titulares de grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo Conselho Científico da ESEF como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

iv) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo Conselho Científico da ESEF como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.


EDITAL


PLANO DE ESTUDOS

É possível, a frequência avulsa de unidades curriculares do plano de estudos

DURAÇÃO: 1 semestre letivo

Horas Totais: 750 horas

Modelo formação: à distância (B-Learning)

Horas de contacto (presenciais): 180

Horas de formação à distância: 120

NÚMERO DE CRÉDITOS (ECTS): 30

 

CONCESSÃO DO DIPLOMA

É condição necessária para a concessão do diploma a aprovação em todas Unidades Curriculares do plano de estudos.

 

GRAU DE ESTUDOS: Pós-Graduação

Formação de nível superior, não conferente de grau académico, mas cuja finalização conduz à atribuição de um diploma, conferindo ECTS.

 

QUALIFICAÇÃO ATRIBUÍDA: Diploma/Certificado

 

ACESSO A OUTROS CICLOS DE ESTUDOS

Este curso não conferente de grau, permite o prosseguimento de estudos pós-graduados, de acordo com o diagrama do Sistema de Ensino Superior Português, disponibilizado pelo NARIC (www.naricportugal.pt/NARIC).

ÁREA CIENTÍFICA: Ciências do Desporto e Gestão Desportiva

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Pós-Laboral: a combinar com os alunos matriculados.

DIRETOR

Prof. Doutor António Manuel Malvas Reis

ESEF – Escola Superior de Educação de Fafe

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LOCAL DE FUNCIONAMENTO E INFORMAÇÕES ADICIONAIS


IESF, Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Lda

Rua Universitária - Medelo, Apartado 178

4824-909 Fafe

Tel. (+351) 253 509 000

Fax. (+351) 253 509 001

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